Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta, das 09h00 às 13h00 e
das 14h00 às 17h00

Localização:
Piso 1

Contacto:
biblioteca@eseag.pt

Regulamento da Biblioteca
Relatório de Atividades da Biblioteca

A Biblioteca da Escola Superior de Educação Almeida Garrett tem ao seu dispor um vasto número de livros, publicações, monografias, obras de referência, dissertações de mestrado, teses de doutoramento e outros documentos importantes para que o nosso público-alvo possa estudar, ler ou consultar.

O acervo da Biblioteca é catalogado e atualizado, todos os anos, e está organizado em função de várias áreas: educação (formação de educadores e professores), ciências da educação, psicologia, antropologia, sociologia, serviço social, ciências físico-químicas, história da arte e de Portugal, ciência política e direito, entre outras.

Tem como principais objetivos:

  1. Proporcionar a alunos, docentes e funcionários da ESE Almeida Garrett e dos estabelecimentos de ensino do Grupo Lusófona, informação científica, pedagógica e técnica, atualizada, pertinente e especializada nas áreas de atuação da ESE Almeida Garrett como apoio ao ensino e aprendizagem da literacia de informação e como suporte às atividades de investigação e publicação científica;
  2. Prestar serviços à comunidade envolvente através do acesso a obras científicas e pedagógicas e ainda apoio técnico em pesquisa bibliográfica alargada;
  3. Proporcionar às escolas e professores cooperantes acesso a bibliografia especializada nas áreas de intervenção educativa das escolas;
  4. Estabelecer parcerias com bibliotecas de outras instituições nacionais para potenciar sinergias;
  5. Dinamizar atividades de âmbito cultural, social e educacional tais como: exposições, workshops, colóquios, atividades artísticas, entre outras.

Para concretizarmos estes objetivos é fundamental estarmos atentos às exigências e desafios diários para que sejamos capazes de levar a cabo ações que permitam aos nossos estudantes, de forma autónoma e livre, descobrirem o prazer e a importância da leitura no seu crescimento como cidadãos.

Tendo em conta as múltiplas funções da biblioteca, é essencial que esta seja entendida como um recurso privilegiado no processo de ensino/aprendizagem e na formação integral dos nossos estudantes. Para isso, é necessário que a comunidade educativa e a sociedade em geral se organizem no sentido de encararem a leitura como uma prioridade educativa na formação pessoal e social dos estudantes.

Professora Doutora Maria Eduarda Margarido

Professora Doutora Maria Eduarda Margarido

Diretora da Biblioteca
Maria do Carmo Flauzino

Maria do Carmo Flauzino

Técnica da Biblioteca

Boletins Informativos

Ano de 2018

Boletim Informativo nº 1

Boletim Informativo nº 2

Boletim Informativo nº 3

Ano de 2017

Boletim Informativo nº 1

Boletim Informativo nº 2

Boletim Informativo nº 3

Boletim Informativo nº 4

Ano de 2016

Boletim Informativo nº 1

Boletim Informativo nº 2

Boletim Informativo nº 3

Boletim Informativo nº 4