Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva
Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva

A Escola Superior de Educação Almeida Garrett é um estabelecimento de ensino superior politécnico, legalmente reconhecido pela Portaria nº 193/93, de 17 de fevereiro, de que é titular a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural C.R.L. Ao longo dos seus 25 anos de existência, a Escola tem-se dedicado à formação de educadores e professores, em termos de formação inicial, formação pós-graduada, formação continua e formação complementar através de cursos livres especialmente direcionados para docentes, e outros profissionais relacionados com o ensino e a educação.

Embora a sua localização tenha sido sempre na zona de Lisboa, pela nossa instituição já passaram alunos de todas as zonas do país, incluindo açores e madeira, e também alunos do Brasil e dos PALOP.

A ESE Almeida Garrett aposta numa estratégia de ensino personalizado, suportada num elevado rácio professor/aluno, e embora não abdique do recurso às mais modernas tecnologias de suporte de ensino, não abdica de uma abordagem humanizada.

A formação profissional para a docência de Educadores de Infância, Professores do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico é um dos principais enfoques da escola, e para a sua qualidade contribuem os planos curriculares, os docentes e os estágios curriculares integrados em creches, infantários, escolas de 1º e de 2º Ciclo de Ensino Básico, diversificados. Na realidade, a Escola tem protocolos de cooperação com mais de 90 instituições, para estágios, que permitem que os nossos alunos efetuem estágios em todas as valências, do pré-escolar ao 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, em contextos formais e em contextos educativos não formais, e tomem contacto com diversificadas metodologias e projetos educativos.

Os estágios são alguns dos fatores que fomentam a empregabilidade dos nossos alunos, verificando-se elevadas taxas de empregabilidade dos nossos diplomados.

A investigação, a prestação de serviços à comunidade, a par com o ensino têm um lugar de destaque na Escola. Acreditamos que para assegurar a qualidade do corpo docente e do ensino ministrado é indispensável fazer investigação de qualidade, desenvolver produção científica nacional e internacional, e garantir uma estreita ligação da instituição com as instituições de Educação e Ensino, Básico e Secundário, nomeadamente aquelas com as quais a escola tem protocolos de colaboração, que assegure uma permanente orientação da mesma para suprir as necessidades da comunidade.

A Escola tem significativos níveis de internacionalização no que concerne a representação em redes internacionais de investigadores como também em parcerias internacionais com instituições de ensino superior.

A ESE Almeida Garrett valoriza sobretudo as pessoas, a comunidade da Escola vive de forma intensa a instituição, dando todos os dias o melhor de si própria, com profissionalismo, rigor, dedicação e sobretudo espírito de grande família, onde alunos, professores, funcionários e colaboradores são parte ativa e empenhada. É sobretudo este entusiasmo e empenho coletivo que nos leva a acreditar que podemos continuar a trilhar o caminho da qualidade.

Novos desafios, e novos caminhos, se perspetivam, e estamos convictos que a comunidade académica da Escola Superior de Educação Almeida Garrett caminhará com vista à melhoria continua do Ensino e da Educação, em toda a sua esfera de intervenção e cooperação.

A Diretora
Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva