O CIP — Centro de Investigação e Publicações é uma estrutura de carácter permanente, da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, que visa a promoção e a coordenação da investigação científica em educação e ensino, e outras áreas do conhecimento, bem como a divulgação dos respetivos resultados. O CIP foi criado em 2006 e desde então tem sido reestruturado e a sua ação reforçada com vista a uma melhor promoção e desenvolvimento da investigação científica relacionada com a Educação/Ensino e Formação de Educadores de Infância e Professores, e relacionada com a Educação e Intervenção Social.

CIP - Centro de Investigação e Publicações

A sua ação tem sido desenvolvida em três grandes linhas:

  1. Áreas curriculares relacionadas com o 1.º e o 2.º Ciclos do Ensino Básico, a Educação Pré-Escolar, as Didáticas e a Prática Pedagógica;
  2. Ciências da Educação e Psicologia Educacional;
  3. Educação e intervenção social.

O CIP organiza um Encontro de Investigação anual, reunindo comunicantes quer da ESE Almeida Garrett quer de outras instituições, e promove diversificados eventos de investigação. As comunicações de cada Encontro são publicadas no seu livro de resumos e divulgadas on-line e em suporte de papel.

Organização interna:

  1. Diretora do CIP – Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva
  2. Subdiretor do CIP – Professor Doutor Manuel Loureiro
  3. Investigadores