Cadernos de Investigação Aplicada nº 6

ARTIGOS

“Competências de alunos com síndrome de Asperger e diferenciação pedagógica. Estudo de dois perfis com base na percepção que os docentes têm do desempenho dos alunos”
Fernando Oliveira Pereira, Raquel Seiça

“Terapêuticas nutricionais na promoção da estabilidade emocional e desenvolvimento cognitivo”
Rute F. Vitor, Sara Pinhão

“A Didática do Conhecimento do Mundo percecionada pela investigação (revisão e avaliação) bibliográfica”
Susana Cristina Pinto

ENSAIOS

“Multiplicidade de inteligências ou unicidade da inteligência. Incongruências e dissonâncias de conceptualização e repercussões práticas”
Fernando Oliveira Pereira

Cadernos de Investigação Aplicada nº 5

ARTIGOS

“Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar: Um projecto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle”
Jocélia Albino, Maria Manuela Abreu da Silva, Ana Paula Silva

“Especificidades psicológicas e comportamentais da violência, em particular entre pares na escola – bullying”
Fernando Oliveira Pereira

“A geografia social urbana na licenciatura em educação social”
Manuel Alberto Rodrigues

ENSAIOS

“Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas: breve contributo reflexivo”
Fernanda Pinto

“Diferenciação pedagógica: da teoria à prática”
Mário Henrique

RECENSÃO CRÍTICA
“Ensino da matemática: o rescaldo das avaliações internacionais Crato, Nuno (Org.) (2011). Ensino da Matemática: questões e soluções. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 278 págs.”
Manuel Loureiro

Cadernos de Investigação Aplicada nº 4

ARTIGOS

“O Estado Novo e a educação pré-escolar. Os debates parlamentares de 1938”
Paulo Drumond Braga

“O higienismo nas escolas do ensino primário (1900-1930)”
Bento Cavadas

“O exame como fator de stresse, gerador de tensão psiconervosa e de alterações organizativo-funcionais no sistema, aos níveis psicológico e comportamental”
Fernando Oliveira Pereira

“Didática da Geografia: recurso à Literatura como proposta interdisciplinar”
Manuel Alberto Rodrigues

ENSAIOS

“Interações de culturas”
Luís Manuel Manana de Sousa

“Aprendendo na prática: a importância do estágio para a formação de futuros professores”
Fabiana Maria Roque Chaves

RECENSÃO CRÍTICA

“A Sociedade do Conhecimento e a Cultura”
Manuel Loureiro

Cadernos de Investigação Aplicada nº 3

CONFERÊNCIA

“Telecracia: a sedução da televisão”
Fátima Campos Ferreira

ARTIGOS

“Ensino experimental das ciências – uma proposta de actividades para educadores e professores do 1º ciclo”
Maria Manuela Abreu da Silva

“Representação sócio-psicológica dos estilos comportamentais nas actividades educativas e da docência”
Fernando Oliveira Pereira

“O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia (1859-1909)”
Bento Cavadas

“Os Ministros da Instrução Pública em tempos de Ditadura Militar (1926-1933)”
Paulo Drumond Braga

“Nem só de semelhanças vive o mundo lusófono. “Rosita até morrer” de Bernardo Honwana: contributos para a abordagem do ensino do Português em contexto de sala de aula (1926-1933)”
Arcângela M. N. Carvalho

ENSAIOS

“O ideal Humboldtiano de ensino e os desafios da sociedade do conhecimento: uma reflexão crítica”
Demyan Belyaev

“Notas sobre as reformas de Wilhelm von Humboldt”
Manuel Loureiro

“Acerca dos exames para progressão na carreira escolar”
Wilhelm von Humboldt

COMEMORAÇÃO

““Aqui, diante de mim”. Tempos de aprendizagem na vida e na obra de Miguel Torga”
Carlos Carranca

RECENSÃO CRÍTICA

“Lidon, F. e Silvestre, M. M. (2009) Princípios de Alimentação e Nutrição Humana. Lisboa: Escolar Editora, pp. 647”
Laura Vasconcelos