A ESE Almeida Garrett tem diversas políticas de prestação de serviços à comunidade que têm contribuído grandemente para o desenvolvimento regional e nacional na formação de professores, educadores e técnicos de intervenção social. Neste âmbito têm atuado a Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social, o Gabinete de Formação Contínua, o Gabinete de Intervenção Psicológica, o Gabinete de Inovação Psicopedagógica, e o Gabinete de Explicações e Apoio Pedagógico.

DGES – Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social

A DGES – Direção de Gestão em Educação e Intervenção Social, além de todo o apoio aos estudantes, funciona como uma estrutura baseada no princípio de proximidade no plano da prestação de serviços e cuidados à comunidade, da interação com as entidades cooperantes, da organização de eventos e projetos sociais. Também é da sua competência aferir as necessidades e oportunidades de criação e implementação de CTeSP, de cursos graduação, pós-graduação e de cursos livres.

GIP – Gabinete de Intervenção Psicológica

O GIP tem como objetivo prestar serviços especializados na área da psicologia às comunidades: social, educativa e escolar da cidade e de outras regiões; Disponibilizar outras valências de âmbito mais prático, para além da tradicional vocação teórica e académica da instituição; Fomentar a aplicação dos recursos potenciais internos da instituição, visando dar a conhecer ao exterior as suas competências práticas para o desenvolvimento da sociedade, em geral, e da comunidade envolvente, em particular.

Gabinete Formação Contínua

Partindo da convicção de que a Formação Continua se constitui num dos processos-chave para a atualização científica e para a mudança de métodos, hábitos, atitudes e comportamentos dos profissionais da educação, tem esta escola a intenção de alargar, enriquecer e diversificar a sua oferta de formação contínua.
Os resultados até agora conseguidos fundamentam a percepção de que esta dinâmica continuará a proporcionar um serviço pertinente, no contexto da formação contínua de educadores e de professores, consubstanciando, em consequência, um contributo assertivo para uma resposta adequada às necessidades formativas emergentes no real pedagógico

Gabinete de Explicações/Apoio Pedagógico

O Gabinete de Explicações/Apoio Pedagógico tem como objetivo apoiar estudantes de todas as idades, desde o ensino básico ao ensino superior nas áreas de Matemática, Português, História, Físico-Química, Biologia e Geologia, Música.

Gabinete de Apoio à Inovação Psicopedagógica

A criação do Gabinete de Apoio à Inovação Psicopedagógica, pretende dotar a ESE Almeida Garrett de uma unidade especializada no acompanhamento e apoio à inovação psicopedagógica das práticas profissionais dos docentes em geral e, em particular, dos recém-formados por esta Escola Superior de Educação.