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Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Curso avaliado e acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Professora Doutora Ana Maria Pessanha

Direção Científica

Professora Doutora
Ana Maria Pessanha

Duração/ Grau / ECTS

4 Semestres / 2º ciclo (Mestrado) / 120 ECTS

Razões para frequentar este Mestrado

  • Nova Legislação: O mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cumpre legislação recente, publicada no DL 79/2014, correspondendo a um total de 120 ECT, organizado em quatro semestres. A cada Semestre corresponde um total de 30 ECTs.
  • Rigor: Defende-se um projeto educativo rigoroso, centrado em linhas de orientação de interesse educativo, científico e sociocultural.
  • Articulação de Saberes: Contemplamos no Currículo um conjunto de saberes articulados da formação educacional teórica, das didáticas específicas, incluindo questões de natureza formativa, abrangendo ainda aplicações de prática pedagógicas em diversos contextos.
  • Programas flexíveis: Os programas das Unidades curriculares combinam saberes teóricos com práticos, adquiridos com a frequência em unidades curriculares e em estágios em contextos educativos. Serão proporcionadas também visitas de estudo, conferências e workshops com investigadores e especialistas.
  • Ensino relevante e inovador: O Ensino aplica estratégias diversificadas com programas relevantes e inovadores, privilegiando a pesquisa orientada para o aperfeiçoamento de competências profissionais
  • A aprendizagem ativa: As Metodologias de Ensino prevêem uma aprendizagem ativa, com orientação metodológica promotora pensamento reflexivo com tónica na resolução de problemas educativos.
  • A avaliação formativa: As Unidades Curriculares combinam processos de avaliação formativa com métodos e instrumentos de avaliação diversificados e reflexivos.
  • Humanidade: Corresponde ao tipo de relação e de comunicação que se estabelece no contexto de aprendizagem na Escola Superior de Educação Almeida Garrett.
  • Corpo Docente: Estável que reúne elevadas competências científicas e pedagógicas, manifestando uma disponibilidade constante para o diálogo e o apoio na resolução de questões associadas ao progresso dos alunos, é uma das principais razões de sucesso do curso.

Apresentação do Curso

O Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo no Ensino Básico a ministrar pela ESE Almeida Garrett a partir do ano escolar de 2015/2016, é dirigido aos detentores da Licenciatura em Educação Básica, ou grau equivalente, e constitui-se como habilitação que permite o acesso ao exercício da função docente na Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Este Curso de Mestrado tem uma duração de quatro semestres e integra um conjunto de unidades curriculares que, cumprem a legislação recente, publicada no DL 79/2014, correspondendo a um total de 120 ECT, é orientado para uma prática educativa adequada às exigências socioculturais da sociedade contemporânea. O curso integra uma dimensão curricular especificamente vocacionada para a gestão dos problemas de aprendizagem em contexto educativo.

Trata-se de uma proposta formativa, suportada por dinâmicas geradoras de inovação progressiva e atualizada, que se sustenta numa interação estratégica entre os processos de ensino e os de investigação. Os programas combinam saberes teóricos com práticos, adquiridos com a frequência das Unidades Curriculares e dos estágios em contextos educativos. Neste mestrado são aplicadas estratégias diversificadas, que contemplam programas relevantes e inovadores, privilegiando a pesquisa orientada para o aperfeiçoamento de competências profissionais. Deste modo assegura-se uma constante reconfiguração, tanto dos procedimentos metodológicos de lecionação, como dos próprios conteúdos de aprendizagem.

Uma das componentes cruciais deste projeto de formação recai nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a levar a efeito em cada um dos quatro semestres de duração do Curso. Através destes tempos e espaços curriculares, visa-se a apropriação securizante por parte de cada estudante, do saber fazer nucleares da prática educativa no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Objetivos

Gerais:

São objetivos gerais os referidos no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio de 2014, no seu preâmbulo e no seu Artigo XIV 3.º parágrafo, que define, a filosofia da formação e estrutura curricular a que se deve submeter este mestrado de habilitação profissional na educação para a docência prevendo-se:

  • A formação de profissionais de educação com comprovadas competências no domínio educacional, científico e praxiológico, com capacidades práticas e didáticas para intervir em contextos de educação formal e não formal;
  • Cumprir os princípios gerais constantes do n.º 1 do artigo 33.º da Lei de Bases do Sistema Educativo;
  • Desenvolver competências que permitam conhecer reflexivamente as novas orientações e matrizes curriculares;
  • Respeitar orientações gerais da política educativa;
  • Considerar as contingências da sociedade e os problemas atuais;
  • Desenvolver aptidões para a resolução de problemas educativos;
  • Valorizar a dimensão ética, cultural e estética,

Específicos:

  • Desenvolver competências educacionais, promover conhecimentos didáticos e boas práticas de docência no nível de Pré-Escolar e do 1CEB;
  • Compreender a articulação entre as várias etapas do percurso educativo de forma sequencial;
  • Conhecer e operacionalizar as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as orientações educativas para a Creche (OCEPE);
  • Praticar o ensino com a intencionalidade do processo educativo neste nível de Ed Pré-Escolar;
  • Conhecer e operacionalizar as Orientações Curriculares e Metas definidas no Ensino do 1CEB;
  • Praticar o ensino com metodologias adequadas às várias Áreas Curriculares e Disciplinares do 1CEB;
  • Desenvolver o conhecimento pelos valores da identidade, língua, história e cultura portuguesa;
  • Promover o domínio progressivo dos meios de expressão e de comunicação verbais e não-verbais, da língua portuguesa em situações de comunicação oral e escrita;
  • Adequar as metodologias de ensino individualizado, tendo em vista assegurar às crianças com necessidades educativas específicas, condições e apoios adequados ao seu desenvolvimento;
  • Conhecer e aplicar as regras básicas de higiene pessoal e coletiva;
  • Adquirir conhecimentos básicos sobre a natureza, a sociedade e a cultura, e desenvolver a interpretação e a análise crítica dos fenómenos naturais, históricos, sociais e culturais;
  • Desenvolver conhecimentos nas áreas das novas tecnologias;
  • Promover o conhecimento da matemática na Ed Pré-Escolar e no 1CEB;
  • Praticar experiências de aprendizagem ativas, significativas diversificadas, integradas e socializadoras.

No que diz respeito às atividades extra curricular está previsto:

Capacitar os nossos alunos para proporcionar situações de ensino-aprendizagem, formais e não formais, tal como descritas no DL139/2012, que estabelece que no 1CEB, se devem desenvolver atividades de enriquecimento curricular de caráter facultativo, com um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementem as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Desenvolver a componente de apoio à família promovendo e estabelecendo relações positivas entre a escola, a família dos alunos e a comunidade local.

Destinatários

Titulares de Licenciatura em Educação Pré-escolar, provenientes de qualquer instituição, que pretendam obter habilitação profissional para a docência em Educação pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Condições de Acesso

É condição geral de ingresso neste ciclo de estudos prova do domínio oral e escrito da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (em conformidade com o Artigo 17º do DL79/2014). A ESE Almeida Garrett realiza provas escritas e procede a provas orais / entrevistas que aferem estes domínios. As provas documentais de tal avaliação (provas escritas e atas) constarão do processo individual dos estudantes.

É condição específica de Ingresso no CE ser titular da licenciatura em Educação Básica, em conformidade com o nº 2 do Artigo 18º do DL79/2014.

De acordo com o nº 1 do Artigo 18º do mesmo DL o órgão competente fixa as regras específicas de ingresso no cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo 17.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, e 115/2013, de 7 de agosto, com respeito pelo articulado no nº 2 do Art. 18º. Tais condições de ingresso serão rigorosamente cumpridos.

Plano Curricular

Unidades CurricularesECTS
1º Ano / 1º Semestre
Psicologia da Aprendizagem 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar I 12
Didática da Comunicação oral e escrita no Pré-Escolar 6
Ensino Experimental das Ciências 3
Materiais e Práticas Linguísticas no Português 3
Investigação e Projetos Educativos 3
1º Ano / 2º Semestre
Necessidades Educativas Especiais 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar II 12
Didática das Expressões Artísticas Integradas 6
Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico com recurso às TIC 4
Didática da Matemática na Educação Pré- Escolar 5
2º Ano / 1º Semestre
Prática do Ensino Supervisionada do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico I 15
Princípios de Nutrição e Alimentação 3
Elementos de História e Geografia de Portugal 4
Didática dos Números e da Álgebra no 1º Ciclo do Ensino Básico 4
Expressões Artísticas 2
Opção 1a) Construção de Materiais Pedagógicos 2
Opção 1b) Educação e Atividades em contextos não formais 2
2º Ano / 2º Semestre
Prática do Ensino Supervisionada do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico I 14
Didática da Língua Portuguesa no 1º Ciclo do Ensino Básico 3
Didática da Literatura no 1º Ciclo do Ensino Básico 3
Didática da Geometria e da Medida no 1º Ciclo do Ensino Básico 4
Didática do Estudo do Meio 6
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