Está em... Início

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Curso avaliado e acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Professora Doutora Ana Maria Pessanha

Direção Científica

Professora Doutora
Ana Maria Pessanha

Duração/ Grau / ECTS

3 Semestres / 2º ciclo (Mestrado) / 90 ECTS

Razões para frequentar este Mestrado

  • Nova Legislação: O mestrado em Educação Pré-Escolar, cumpre legislação recente, publicada no DL 79/2014, correspondendo a um total de 90 ECT, organizado em três semestres. A cada Semestre corresponde um total de 30 ECTs.
  • Rigor: Defende-se um projeto educativo rigoroso, centrado em linhas de orientação de interesse educativo, científico e sociocultural.
  • Articulação de Saberes: Contempla no Currículo um conjunto de saberes articulados da formação educacional teórica, das didáticas específicas, abrangendo ainda aplicações de prática educativa em diversos contextos. 
  • Empregabilidade – Elevada taxa de empregabilidade em instituições de referência, associada à qualidade do ensino, a parcerias estratégicas na área e a um constante cumprimento da legislação
  • Formação de Valores e de Futuro – A educação na infância é um direito das novas gerações que não está ainda totalmente assegurado. Assim, o sistema educativo, público e privado, necessitará de profissionais qualificados que defendam os valores indispensáveis para a construção de uma sociedade de futuro;
  • Programas flexíveis: Os programas das Unidades curriculares combinam saberes teóricos com práticos, adquiridos com a frequência das unidades curriculares e dos estágios em creches e infantários. Serão proporcionadas também visitas de estudo, conferências e workshops com investigadores e especialistas.
  • Ensino relevante e inovador: O Ensino aplica estratégias diversificadas com programas relevantes e inovadores, privilegiando a pesquisa orientada para o aperfeiçoamento de competências profissionais
  • A aprendizagem ativa As Metodologias de Ensino prevêem uma aprendizagem ativa, com orientação metodológica promotora pensamento reflexivo com tónica na resolução de problemas educativos.
  • A avaliação formativa: As Unidades Curriculares combinam processos de avaliação formativa com métodos e instrumentos de avaliação diversificados e reflexivos.
  • Humanidade – Corresponde ao tipo de relação e de comunicação que se estabelece no contexto de aprendizagem na Escola Superior de Educação Almeida Garrett.
  • Corpo Docente – Estável que reúne elevadas competências científicas e pedagógicas, manifestando uma disponibilidade constante para o diálogo e o apoio na resolução de questões associadas ao progresso dos alunos, é uma das principais razões de sucesso do curso.

Apresentação do Curso

O Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar a ministrar pela ESE Almeida Garrett, a partir do ano escolar de 2015/2016, é dirigido a detentores da Licenciatura em Educação Básica ou grau equivalente, constituindo-se em habilitação que permite o acesso ao exercício da função docente na Educação de Infância. 

Este Curso de Mestrado tem uma duração de três semestres, integra um conjunto de unidades curriculares que cumprem a legislação recente, publicada no DL 79/2014, corresponde a um total de 90 ECT e é orientado para uma prática educativa adequada às exigências socioculturais da sociedade contemporânea. 

Neste mestrado são aplicadas estratégias diversificadas, que contemplam programas relevantes e inovadores, privilegiando a pesquisa orientada para o aperfeiçoamento de competências profissionais.O curso integra uma dimensão curricular especificamente vocacionada para a gestão dos problemas de aprendizagem em contexto educativo.

Trata-se de uma proposta formativa, suportada por dinâmicas geradoras de inovação progressiva e atualizada, que se sustenta numa interação estratégica entre os processos de ensino e os processos de investigação. Os programas combinam saberes teóricos com práticos, adquiridos com a frequência das Unidades Curriculares e dos estágios em contextos educativos. 

Uma das componentes cruciais deste projeto de formação recai nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a levar a efeito em cada um dos três semestres de duração do Curso. Através destes tempos e espaços curriculares visa-se a apropriação securizante, por parte de cada estudante, dos saberes fazer subjacentes ao desenvolvimento de boas práticas educativas nos contextos da Educação de Infância.

Objetivos

Gerais:

São objetivos gerais do Mestrado em Educação Pré-Escolar os referidos no Dec.-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio de 2014, no seu preâmbulo e no seu Artigo XIV 1º parágrafo o qual define claramente a filosofia da formação a que se deve submeter este mestrado de habilitação profissional na educação para a docência na educação pré-escolar prevendo-se:

  • A formação de profissionais de educação com comprovadas competências no domínio científico e praxiológico, com capacidade para intervir em contextos de educação formal e não formal.
  • O cumprimento dos princípios gerais constantes do nº1 do artigo 33º da Lei de Bases do Sistema Educacional
  • Desenvolver de competências que permitam conhecer de forma reflexiva as novas orientações curriculares;
  • O respeitar das orientações gerais da política educativa;
  • Considerar as contingências da sociedade e os problemas do mundo atual, desenvolvendo de aptidões para implementar estratégias de resolução de problemas educativos;
  • Valorizar a dimensão ética, cultural e estética.

Específicos:

No nosso mestrado serão seguidas as OCEPE e os objetivos de aprendizagem promovendo as competências e as aptidões necessárias para:

  • Aplicar os objetivos gerais enunciados na Lei-Quadro da Ed Pré-Escolar;
  • Conhecer e reconhecer o papel do Educador;
  • Respeitar os preceitos da ética Profissional;
  • Praticar o modelo pessoal de intervenção, refletido e fundamentado;
  • Organizar o ambiente educativo;
  • Aplicar competências e saberes da pedagogia da infância;
  • Organizar e planificar metodologias, promovendo um contexto educativo globalizante;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação utilizando linguagens múltiplas;
  • Desenvolver estratégias significativas com sentido e finalidade;
  • Interagir com as equipas, crianças, famílias e comunidade educativa;
  • Organizar e gerir o currículo, tendo em consideração o Projeto Curricular de Grupo/Turmas e o Projeto Curricular de estabelecimento/Agrupamento Escolar;
  • Preparar para a transição das crianças para o 1ºCEB;
  • Desenvolver uma atitude crítica, investigativa e reflexiva permanente;
  • Orientar diferentes momentos educativos, e estar aptos para desenvolver estratégias de interação em tempos livres e nas atividades de animação

Destinatários

Titulares de Licenciatura em Educação Básica, provenientes de qualquer instituição, que pretendam obter habilitação profissional para a docência em Educação pré-Escolar

Condições de Acesso

É condição geral de ingresso neste ciclo de estudos prova do domínio oral e escrito da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (em conformidade com o Artigo 17º do DL79/2014). A ESE Almeida Garrett realiza provas escritas e procede a provas orais / entrevistas que aferem estes domínios. As provas documentais de tal avaliação (provas escritas e atas) constarão do processo individual dos estudantes.

É condição específica de Ingresso no CE ser titular da licenciatura em Educação Básica, em conformidade com o nº 2 do Artigo 18º do DL79/2014. De acordo com o nº 1 do Artigo 18º do mesmo DL o órgão competente fixa as regras específicas de ingresso no cumprimento do disposto no n.º 2 do artigo 17.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, e 115/2013, de 7 de agosto, com respeito pelo articulado no nº 2 do Art. 18º.

Plano curricular

Unidades CurricularesECTS
1º Ano / 1º Semestre
Psicologia da Aprendizagem 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar I 12
Didática da Comunicação oral e escrita no Pré-Escolar 6
Conhecimento do mundo – atividades práticas 3
Literatura para a Infância e Práticas de Literacia 3
Investigação e Projetos Educativos 3
1º Ano / 2º Semestre
Necessidades Educativas Especiais 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar II 12
Didática das Expressões Artísticas Integradas 6
Jogo e Educação 4
Didática da Matemática na Educação Pré- Escolar 5
2º Ano / 1º Semestre
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar III 17
Didática do Conhecimento do Mundo 6
Princípios de Nutrição e Alimentação 3
Expressões Artísticas 2
Opção 1a) Construção de Materiais Pedagógicos 2
Opção 1b) Educação e Atividades em contextos não formais 2
Lido 669 vezes

Subscreva à newsletter

Contactos

  • Telefone: +351 21 886 20 42

TEM DÚVIDAS?

Venha esclarecê-las, visite as nossas instalações e contacte com responsáveis do curso a que se quer candidatar. Agende a sua visita com:

Carlos Monteiro
E-mail:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Está em... Início