Está em... Início Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) Intervenção Educativa em Creche

Intervenção Educativa em Creche

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Duração / Grau / ECTS

2 Anos (4 Semestres) / Técnico Superior Profissional / 120 ECTS

Apresentação

O Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Educativa em Creche é um curso de nível 5, que se enquadra na área 761 – Serviços de Apoio às Crianças e Jovens que foi aprovado pela Direção Geral do Ensino Superior ao abrigo do Decreto Lei nº 63/ 2016.

Este, é um curso inovador destinado a habilitar profissionais para intervirem diretamente com crianças até aos 3 anos e suas famílias, individualmente, e em interação com diversos profissionais de educação de infância, saúde, e serviço social nomeadamente em centros de apoio especializados, creches tradicionais e outras, incluindo as que existem nos internatos, prisões e hospitais.

O curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Educativa em Creche habilita, entre outros aspetos, para planificar, desenvolver e avaliar atividades sócio educativas com as crianças, atividades formativas e de mediação familiar, organizar espaços e materiais pedagógicos, implementar jogos e outras ações lúdico expressivas, apoiar as crianças nas rotinas de higiene e alimentação, e ainda outras ações e atividades de tipo maternal.

Para além de ser um curso inovador que foi considerado de grande interesse por entidades reconhecidas, poderá ainda dar acesso à licenciatura em Educação Básica mediante a acreditação de diversas unidades curriculares.

O plano de estudos do curso, o estágio curricular, e os docentes que integram o curso, facultam aos estudantes, de modo articulado e integrado, os conhecimentos práticos e teóricos necessários que lhes permitam construir um perfil profissional em que o Saber fazer, o Saber ser e o Saber estar, sejam essenciais a uma formação profissional de qualidade.

Objetivos

O Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Educativa em Creche tem por objetivos formar técnicos superiores capazes de planificar, organizar, implementar ações e intervir diretamente com crianças até aos 36 meses e com as suas famílias individualmente e em interação com diversos técnicos de educação de infância, de saúde e de apoio social, nomeadamente ao domicilio, em centros apoio especializado, em creches incluindo as que existem em internatos, prisões e hospitais.

Destinatários

Candidatos que cumpram os requisitos necessários definidos nas condições de ingresso e que pretendam obter formação Técnica Superior Profissional em Intervenção Educativa em creche. Um curso técnico de nível 5, com, duração de 2 anos, da área 761 – Serviços de apoio a crianças e jovens, com os objetivos em cima apresentados.

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Educativa em Creche:

  • Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, que, ao correspondente nível, tenham obtido aprovação em pelo menos uma das áreas relevantes para o ingresso no curso, definidas como tal no âmbito do registo do CTeSP a que se candidatam:
    • Português
    • Psicologia
    • Sociologia
  • Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei nº 264/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 113/2014, de 16 de julho e nº 63/2016, de 13 de setembro;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que ao nível do ensino secundário tenham obtido aprovação em pelo menos uma das áreas para o ingresso nos cursos, definidas como tal no âmbito do registo do CTeSP a que se candidatam

A verificação das condições de acesso e ingresso é efetuada através de prova documental, com exceção do previsto no número seguinte no que respeita às áreas relevantes.

Os candidatos abrangidos pelas alíneas a) e c) do n.º 1, no caso de não terem obtido aprovação, ao nível do ensino secundário numa das áreas relevantes para o ingresso nos cursos, definidas como tal no âmbito do registo do CTeSP a que se candidatam, podem ser sujeitos à realização duma prova de avaliação de conhecimentos que incide sobre as referidas áreas relevantes.

Plano de Estudos

1º Ano
Unidades CurricularesECTS
Português 6
Educação Tecnológica Digital 3
Competências de Relação Interpessoal 3
Educação e Desenvolvimento na primeira infância 4
Oficina de Expressões Artísticas I 8
Motricidades Infantil 6
Matemática 5
Educação para a Saúde e Higiene Alimentar 4
Aquisição de desenvolvimento da língua na primeira infância 7
Psicologia Social e Comunitária 6
Oficina de Expressões Artísticas II 8
2º Ano / 1º Semestre
Unidades CurricularesECTS
Educação e Ética em contextos Formais e não formais 3
Noções de Trabalho com Famílias 4
Supervisão e Acompanhamento da atividade lúdico motora na primeira infância 6
Literatura para a Infância 7
Organização das Instituições Educativas na Primeira Infância 3
Práticas Educativas Inclusivas 7
2º Ano / 2º Semestre
Unidades CurricularesECTS
Estágio 30
Lido 590 vezes

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Carlos Monteiro
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