ESEAG organizou Meeting e Workshop Internacional da COST ACTION 15221

A Escola Superior de Educação Almeida Garrett organizou o Meeting e Workshop Internacional da COST ACTION 15221 – Advancing effective institutional models towards cohesive teaching, learning, research and writing – que decorreu de 30 de outubro a 1 de novembro de 2017. A Diretora da Escola, Professora Doutora Maria Manuela Silva, Presidente da Comissão Organizadora Local e membro da Comissão Científica, foi convidada a trazer para Lisboa a organização deste grande evento, no seguimento da sua integração no Management Committee da COST ACTION durante o ano de 2016. Este evento científico reuniu cerca de 50 investigadores e responsáveis por instituições de ensino superior, e de investigação, em representação de 30 países europeus. Os pontos da agenda do Meeting incluíram a programação de atividades científicas e organizacionais, e definição de verbas, a atribuir pela European Cooperation in Science and Technology e Horizon 2020, para os próximos quatro anos, no âmbito desta COST ACTION que se relacionada com a articulação entre investigação, o ensino e aprendizagem, e direção de instituições. No Workshop foi foram trabalhados temáticas no âmbito da COST ACTION que têm como objetivo a produção de orientações para as Instituições de Ensino Superior otimizarem a sua organização de forma a obterem melhor articulação entre o ensino, a investigação; inclusive com a criação de estruturas organizacionais inovadoras.

Neste mundo global, a internacionalização da investigação, integração e interconexão em redes de investigação não é apenas fundamental, mas também obrigatória para o seu pleno sucesso. A investigação deixou de ser uma atividade fechada, individual, dentro de cada instituição, com apenas alguns momentos de disseminação de resultados. O investigador deve trabalhar em rede, com investigadores de vários países e várias instituições que, em conjunto, promovem o aumento do conhecimento científico e tecnológico, aumentando assim o progresso e o desenvolvimento. Neste contexto, o programa COST tem tido excelentes resultados, e tem conduzido a desenvolvimentos científicos inovadores que levam a novos conceitos e produtos, contribuindo assim para reforçar as capacidades europeias de investigação e inovação.

Mas a investigação torna-se inconsistente quando é dissociada do ensino e da aprendizagem. A interconexão da investigação com o ensino, a aprendizagem, a escrita e a direção das instituições assume um papel frutuoso e constitui o principal tema do estudo da COST ACTION.

A Escola de Educação Almeida Garrett atribui especial relevância à investigação, especialmente a investigação orientada, e a integração em redes de investigação. Neste contexto, a Escola prepara excelentes Educadores de Infância, Professores de Ensino Básico, e Técnicos de Educação e Intervenção Social, seguindo um projeto educativo humanista e centrado nos alunos, que visa promover uma excelente qualificação profissional, científica, didática e humana. É seu objetivo contribuir, desta forma, para o desenvolvimento da sociedade portuguesa e fortalecer a educação da EU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *