As Mulheres de Puccini - Pedro Miguel Nunes

Está a decorrer, até ao final do ano de 2018, um Programa de Investigação na Rádio Antena 2 cuja autoria, elaboração, narração, estrutura e concepção é totalmente de um docente da ESE Almeida Garrett: o Professor Pedro Miguel Nunes.

O Programa de Investigação vai para o ar aos Domingos, às 22h, com repetição às Quartas-feiras às 13h e aos Sábados às 17h.

Docente da ESE Almeida Garrett lança novo Livro "Apenas um Homem"

Foi em ambiente de muita proximidade e confraternização, que o Professor Doutor Carlos Carranca, poeta, ensaísta, cronista, dramaturgo, docente e investigador da ESE Almeida Garrett recebeu, no passado dia 8 de novembro de 2018, os seus amigos, familiares, alunos, e ilustres personalidades da nossa sociedade civil, no Auditório da Associação José Afonso (AJA), para o lançamento de mais um livro, intitulado “Apenas um Homem”.

Visita de Estudo Pedagógica ao Museu Calouste Gulbenkian

Os alunos do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica irão realizar, no próximo dia 15 de novembro de 2018, uma Visita de Estudo Pedagógica à exposição “Coleção Moderna” patente no Museu Calouste Gulbenkian.

Visita de estudo no Centro Social Paroquial de São Paulo

Os alunos do 1º ano do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária estiveram numa visita de estudo no Centro Social Paroquial de São Paulo, no âmbito da unidade curricular de Métodos e Técnicas da Animação Sociocultural no dia 25 de outubro. Conheceram o funcionamento do Centro Convívio no âmbito do Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável (PEAS) promovido pela Junta de Freguesia da Misericórdia.

Visita de Estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga pelas Alunas da Licenciatura em Educação Básica

Alunos do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica foram visitar, no passado dia 3 de outubro, a exposição “do Tirar Polo Natural – Inquérito ao Retrato Português”, patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Esta visita de estudo realizada no âmbito da Unidade Curricular de Expressão Plástica I, teve como objetivo o Estudo do Retrato e o Desenho do Rosto, através da observação e conhecimento de Obras de Arte e as suas relações históricas e socioculturais. Pretendeu-se também que os nossos alunos ampliassem os seus conhecimentos sobre espaços museológicos.

No âmbito do dia das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca da ESE Almeida Garrett, promoveu um encontro, na dimensão formativa da biblioteca, com os alunos da ESE Almeida Garrett (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, CTeSP em Intervenção Educativa em Creche e Licenciatura em Educação Básica) e os Alunos do CCR CCR – Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro do Rio Seco.

A Professora Isabel Coriga, experiente contadora de Histórias, não só trabalhou com as crianças como no final abordou as principais orientações para as aprendizagens significativas dos futuros educadores e docentes.

O Evento colheu o maior êxito entre todos os participantes, deixando matéria pedagógica para as várias UC’S da ESE Almeida Garrett.

O Papel Formativo da Biblioteca
Dia Mundial do Professor

A ESE Almeida Garrett assinalar o Dia Mundial do Professor prestando a sua homenagem a todos os Professores, especialmente aos mais de 4000 diplomados que ao longo dos 25 anos de existência, se formaram na nossa instituição em Licenciaturas e Mestrados. Queremos também deixar uma palavra de felicitação aos mais de 1000 professores do Ensino Básico e Secundário que connosco fizeram formação contínua.

A ESE Almeida Garrett assinala o Dia Mundial da Música que se realiza anualmente a 1 de outubro, na medida em que se dedica à Educação Social e de Infância, e à Formação de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Sabemos que a música, de acordo com inúmeros estudos científicos, é uma arte imprescindível. Como tal, esta estimula o desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras das crianças e jovens facilitando assim o papel dos educadores, professores e respetivas famílias, contribuindo como um estímulo, equilíbrio e felicidade das crianças e jovens.

Dia Mundial da Música na ESE Almeida Garrett

Ano Letivo 2017/2018

O Centro de Investigação e Publicações (CIP) da Escola Superior de Educação Almeida Garrett vai realizar o IX Encontro de Investigação do CIP, II Encontro Internacional de Investigação do CIP.
A análise e avaliação da forma como têm decorrido os Encontros de Investigação do CIP anteriores, e o seu impacto na melhoria da divulgação dos resultados de Investigação na Comunidade Educativa da Escola, permitiu concluir que é largamente positivo.

Duas alunas da Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Intervenção Social apresentaram no 29 de maio de 2018, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia da Amadora o Projeto Grupos Aprender, Brincar, Crescer – GABC.

Este projeto é direcionado a crianças até aos 4 anos de idade acompanhadas pelos seus cuidadores (ex. pai, mãe, avós, tios, primos, irmãos…).

Decorreu na manhã do passado dia 22 de maio de 2018, no Auditório da Escola, a Sessão Solene do Dia da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, no ano em que comemora o seu 25º Aniversário. A oração de sapiência ficou a cargo da Professora Doutora Maria João Horta, intitulada “Mudanças em curso na Sociedade e na Educação: Oportunidades e Desafios”.

Foi no meio de muita emoção e felicidade que, no passado dia 19 de maio de 2018, alunas e alunos da Licenciatura em Educação Básica e do CTeSP em Intervenção Social e Comunitária celebraram a sua Bênção de Finalistas. A cerimónia decorreu na Igreja de São Paulo, próxima à Escola

O VIII Encontro do Centro de Investigação e Publicações teve lugar no passado dia 27 de abril no auditório 1 da Escola Superior de Educação Almeida Garrett. No ano em que a Escola comemora os seus 25 anos de existência, o Encontro contou com a participação de investigadores oriundos do Brasil, tornando-o assim o 1º Encontro Internacional do Centro de Investigação e Publicações da Escola. Na sessão de abertura interveio o Secretário de Estado da Educação, Prof. Doutor João Marques da Costa, que enunciou os “Desafios do sistema educativo e formação” e sublinhou a importância da formação de educadores e professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

No passado dia 24 de abril os alunos dos 2º e 3º ano da Licenciatura da Educação Básica, da ESE Almeida Garrett, participaram numa Ação de Formação promovida pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), intitulada Ludo@tecnologias.

Pertinente, motivadora e eficaz descrevem os atributos desta ação de formação.

Realce-se que a ESE Almeida Garrett promove regularmente a realização de visitas de estudo muito enriquecedoras, dos seus alunos de licenciaturas, mestrado e CTeSPs, a entidades e eventos que constituem um valor acrescido na formação dos estudantes.

Decorreu no final do dia de 20 de março de 2018 a Tertúlia: “A Poética da Vida em Carlos Carranca” e o lançamento do livro “Diálogo(s) em só maior”, no Auditório da ESE Almeida Garrett. Este evento de elevado nível, teve uma participação estrondosa, contando com o auditório cheio e repleto de figuras emblemáticas da nossa sociedade.

Dia 19 de fevereiro de 2018, decorreu na ESE Almeida Garrett uma reunião entre a Diretora e a Administradora da ESE Almeida Garrett, Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva e Mestre Teresa Brito Valentim, e o Administrador do ISPSA – Instituto Superior Politécnico São Francisco de Assis, da Guiné Bissau, Professor Dr. Nelson José Lopes Semedo. Na reunião, que decorreu de forma amistosa e produtiva, foram lançadas as primeira pedras para estabelecer as relações entre as duas instituições, a formalização de parceria, e linhas de atuação conjunta no âmbito da formação de educadores de infância.

Decorreu no passado dia 16 de fevereiro de 2018, no auditório da ESE Almeida Garrett, o lançamento do novo livro da Professora Mestre Ana Bela Baptista da Silva, docente desta Instituição, intitulado “Ser Bebé na Creche. Viagem Maravilhosa para a Auto Confiança”.

A Escola Superior de Educação Almeida Garrett participou, dia 13 de janeiro de 2018, no I Encontro de Dirigentes do Grupo Lusófona, através da sua Diretora, Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva, e da sua Administradora, Mestre Teresa Brito Valentim.

O Jornal Tribuna de Macau, na sua edição de 8 de junho de 2017, destacou a exposição “O Mar”, da Professor Doutora Ana Maria Pessanha, que compreende 32 trabalhos de pintura em acrílico e óleo. Esta exposição foi integrada no programa de “Junho, Mês de Portugal”, da Casa Garden, em Macau.

A Escola Superior de Educação Almeida Garrett organizou o Meeting e Workshop Internacional da COST ACTION 15221 – Advancing effective institutional models towards cohesive teaching, learning, research and writing – que decorreu de 30 de outubro a 1 de novembro de 2017. A Diretora da Escola, Professora Doutora Maria Manuela Silva, Presidente da Comissão Organizadora Local e membro da Comissão Científica, foi convidada a trazer para Lisboa a organização deste grande evento, no seguimento da sua integração no Management Committee da COST ACTION durante o ano de 2016.

Ex-Aluna apresenta seminário sobre "Trabalho Pedagógico na Creche"

A Educadora de Infância, Mestre Maria do Carmo Silva, ex-aluna do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE Almeida Garrett, esteve no dia 9 de Outubro de 2017 na nossa instituição, a apresentar um seminário subordinado ao tema “Trabalho Pedagógico na Creche”, a convite da Professora Ana Bela Baptista da Silva. Neste seminário, no âmbito da unidade curricular de Educação e Desenvolvimento Educativo na Primeira Infância do CTeSP em Intervenção Educativa em Creche, onde também estiveram presentes alunos da Licenciatura em Educação Básica, foram abordadas temáticas relacionadas com a Exploração Sensorial, as Rotinas na Creche, a Articulação com as Famílias, entre outras. Este seminário constitui uma grande mais valia para os alunos destes cursos e constitui-se como um testemunho importante, do trabalho Pedagógico que pode ser implementado em Creche.

Ano Letivo 2016/2017

Docente e Aluna da ESE Almeida Garrett publicam livro

Não há verdadeira educação sem se cultivar nas crianças respeito e amor pelos animais”. Foi sobre esta temática que a Professora Ana Bela Baptista da Silva publicou o livro “Eu Sou Bonga”, com ilustrações da Educadora Elisabete Silva, ex-aluna do Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE Almeida Garrett. Esta literatura juvenil conta a história de uma cadelinha rejeitada à nascença pela mãe e pelos irmãos, que “nasceu para ser infeliz” mas que conseguiu mudar o seu destino, com o apoio de uma família humana que a adotou.

Recordar o Principezinho

Os alunos do 1º ano da Licenciatura em Educação Básica adaptaram, encenaram e interpretaram a história do “Principezinho” para crianças carenciadas da Ludoteca da Galiza.
Com esta atividade foi possível desenvolver a capacidade de imaginação, a criatividade, as relações pessoais e o trabalho em grupo.
Reviver o olhar destas crianças foi para cada um de nós a melhor recompensa do trabalho desenvolvido.
É o tempo que dedicámos aos outros que se torna importante para nós!

O Coro na Bênção de Finalistas

No dia 28 de maio o Coro da ESE Almeida Garrett fez a sua estreia na animação da celebração da Bênção dos finalistas. As músicas foram selecionadas pelos alunos demonstrando as aprendizagens de técnicas vocais e instrumentais (piano, guitarra e jambé) adquiridas nas aulas de expressão musical. O facto deste evento ter sido realizado numa outra comunidade que não a envolvente da escola permitiu alargar os horizontes dos nossos alunos e familiares e possibilitou que outras pessoas conhecessem a nossa instituição bem como trabalho que desenvolvemos.

Teatro Musical - “O Pátio das Cantigas”

No dia 16 de março os nossos estudantes assistiram ao musical do “Pátio das Cantigas” realizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, no Auditório dos Oceanos, cuja receita reverteu a favor do Instituto do Apoio à Criança (IAC). Este evento contou com a presença Dra. Manuela Eanes.
Esta experiência foi muito rica no sentido de incutir o gosto pela cultura, valorizar a importância de ajudar o outro no seu crescimento pessoal e social e fomentar a implementação de projetos desta natureza.

Descobrir Talentos

No dia 15 de dezembro de 2016 realizou-se a confraternização de natal ESEAG e ISCAD que permitiu aos alunos desenvolver o humor na educação, a participação e a interatividade através da música, dança e flash mob. A alegria foi contagiante dentro de um clima de bem-estar que envolveu o Presidente da COFAC, Administradora e Diretora da ESEAG, Diretor do ISCAD, alunos, docentes e funcionários das duas instituições.