Ciências da Natureza

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 168 horas
Tempo de Contacto: 60 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Matéria viva: Constituição Química (estrutura e propriedades da água, sais minerais, proteínas, lípidos, glúcidos, ácidos nucleicos);
  2. A célula: organização estrutural (procariótica e eucariótica); metabolismo celular (fotossíntese – reacção “à luz” e “às escuras”; respiração celular aeróbia e anaeróbia;multiplicação celular);
  3. Histologia animal (tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso) e vegetal (meristemas e tecidos definitivos);
  4. Organismos de origem vegetal (crescimento e desenvolvimento; transporte de água e nutrientes; regulação hormonal; principais grupos taxonómicos em Portugal)
  5. Organismos de origem animal (crescimento e desenvolvimento; evolução de sistemas de nutrição; respiração e excreção; principais grupos taxonómicos dos ambientes terrestres e aquáticos em Portugal).

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  1. Indicar conceitos e fenómenos científicos relacionados com constituição química da matéria viva e a organização dos seres vivos no plano citológico, histológico, anatómico, fisiológico e taxonómico;
  2. Utilizar terminologia adequada à prática profissional;
  3. Distinguir princípios básicos, leis, teorias e esquemas conceptuais;
  4. Aplicar a translação de esquemas conceptuais a situações concretas e processamento de dados experimentais;
  5. Aplicar novos problemas na mesma unidade didática a partir da apreensão de dados sob a forma de relações funcionais;
  6. Relacionar conhecimentos de áreas diferentes.

Metodologias de ensino e avaliação

Partindo do princípio que é através da reflexão/ação que a aprendizagem se torna significativa, esta Unidade Curricular assenta numa forte componente prática, com a realização de diversas atividades laboratoriais e experimentais. Por outro lado, está estruturada de modo a que sejam realizadas atividades diversificadas (análise de processos e fenómenos científicos, pesquisa de informação de diferentes fontes, atividades práticas; discussão de relatos de descobertas científicas e de questões controversas; visitas de estudos, etc.).

As regras de avaliação definidas para esta unidade curricular estão de acordo com o previsto nos Estatutos da ESE Almeida Garrett. Irão estruturar-se da seguinte forma:

  1. Assiduidade e participação ativa dos alunos nas atividades letivas (10%);
  2. Realização, com posterior apresentação em sala de aula, de trabalhos individuais ou em grupo sobre diferentes temática (25%);
  3. Realização de teste(s) escrito(s) (65%).

Bibliografia principal

LIDON, F. Abreu Silva Silvestre, M. (2010). Princípios de Alimentação e Nutrição Humana. Lisboa. Escolar Editora.

Abreu Silva Silvestre, M.,(2007). Segurança em Laboratórios de Ensino, Caderno de Investigação Aplicada, VI – Reflexões sobre o Ensino das Ciências, 59 – 67

AMABIS, J.; MARTHO, G. (2004). Biologia das Células (1.ª ed.). São Paulo: Ed. Moderna

AMABIS, J.; MARTHO, G. (2004). Biologia dos Organismos (1.ª ed.). São Paulo: Ed. Moderna

AMABIS, J; MARTHO, G. (2004). Biologia das Populações (1.ª ed.). São Paulo: Ed. Moderna

AZCON-BIETO, J. & TALON, J. (1993). Fisiologia y bioquimica vegetal. Madrid: McGraw-Hill-Interamericana de Esp.

AZEVEDO, C. (2005). Biologia Celular e Molecular. (4.ª ed.). Lisboa: Lidel

LIDON, F.C.., GOMES, H., CAMPSO (2004). Plantas de Portugal – Evolução e Taxonomia (1ª Ed.). Escolar Editora.

LIDON, F.C.., GOMES, H., CAMPSO (2001).Anatomia e Morfologia Externa de Plantas Superiores (1ª Ed.). Escolar Editora

William, K, & al, (2009) A C. da Biologia

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