Elementos de Cálculo

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 5
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 140 horas
Tempo de Contacto: 52,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Números naturais. Sucessor e predecessor. Operações com números naturais. Fecho. Significado e forma de cálculo.
  2. Representação decimal. Números primos. Decomposição. Números inteiros. Operações com números inteiros. Regras de sinais. Números racionais. Tipos de frações. Operações com frações. Dízimas. Números decimais. Razões. Proporções. Percentagens. Números reais. Radiciação. Logaritmo. Números irracionais.
  3. Reta real. Módulo. Equações. Equações lineares. Equação quadrática. Gráficos de equações. Funções.
  4. Função constante. Função linear. Função quadrática. Gráficos.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

A unidade curricular é uma etapa avançada de um processo de consolidação e aprofundamento da formação matemática dentro das temáticas do Ensino Básico. A unidade curricular foi desenhada para permitir ao formando uma compreensão aprofundada da forma como a matemática lida com o significado e com as formas de cálculo envolvendo números naturais, inteiros, racionais e reais. A unidade curricular promove o desenvolvimento de competências cognitivas que permitam a compreensão do significado das operações e das formas de cálculo com números naturais, inteiros, racionais e reais; a compreensão do conceito da equação e de conjunto de soluções; a determinação das soluções da equação linear e quadrática e respetivos gráficos; o conhecimento do conceito de função e respetivo gráfico.

Metodologias de ensino e avaliação

Aos alunos são propostas séries de exercícios que visam a consolidação dos conhecimentos e que incidem não só sobre a destreza calculatória e a capacidade de resolução de equações e de representação gráfica, que se pretendem potenciar, mas que incentivam também à reflexão sobre o significado das operações e das formas de cálculo, bem assim como à aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas à resolução de problemas.

A avaliação das aprendizagens será expressa numa escala de 0 a 20 valores com base na análise de evidências materiais (3 a 4 testes de avaliação contínua e duas épocas de exame final) do empenho e desempenho de cada estudante (trabalhos realizados fora da aula). A identificação concreta das referidas evidências materiais bem como dos respetivos critérios de realização e de classificação serão explicitados aos estudantes, pelo docente, na primeira sessão de lecionação da unidade curricular.

Bibliografia principal

Palhares, P., (Coord.), Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel, Lisboa, 2004

Nogueira, J.E., Nápoles, S., Monteiro, A., Rodrigues, J., Carreira, A., Contar e fazer contas, Gradiva, 2004

Oliveira, A. Franco de, Lógica e Aritmética, Gradiva, 1996

Davis, M., Edwards, C.; Elementary Mathematical Modeling, Functions and Graphs, Prentice Hall, (2001)

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.