Estatística Descritiva

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 5
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 140 horas
Tempo de Contacto: 52,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

Relevância dos métodos estatísticos na sociedade. Conceitos básicos. Tratamento de dados. Problemas de localização, visualização e medida. Estatística descritiva e inferência estatística. Amostragem e recenseamento. Sondagens. Estimativas. Representação gráfica de dados. Tipos de Gráficos. Análise de gráficos. Manipulação da leitura pela imagem. Variáveis discretas e contínuas. Distribuições de frequências. Medidas de tendência central: média, mediana e moda. Medidas de tendência não central: quartis, decis, percentis. Medidas de dispersão: intervalo de variação, intervalo interquartis, desvio absoluto médio, variância, desvio padrão, coeficiente de variação. Vantagens e desvantagens destas medidas. Padrão de normalidade. Distribuição normal de um atributo. Medidas de assimetria e de achatamento. Correlação e Regressão.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Apresentar competências de tratamento de dados estatísticos ao nível descritivo; calcular e interpretar medidas estatísticas; compreender a distribuição normal, a correlação e regressão lineares.

Metodologias de ensino e avaliação

Aos alunos são propostas séries de exercícios que visam a consolidação dos conhecimentos e que incidem não só sobre a destreza de representação gráfica e calculatória, que se pretendem potenciar, mas que incentivam também sobre a capacidade de interpretação dos resultados, bem assim como na aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas à resolução de problemas. A avaliação das aprendizagens será expressa numa escala de 0 a 20 valores com base na análise de evidências materiais (3 a 4 testes de avaliação contínua e duas épocas de exame final) do empenho e desempenho de cada estudante (trabalhos realizados fora da aula). A identificação concreta das referidas evidências materiais bem como dos respetivos critérios de realização e de classificação serão explicitados aos estudantes, pelo docente, na primeira sessão de lecionação da unidade curricular.

Bibliografia principal

Silvestre, A.L., Análise de Dados e Estatística Descritiva, 2007 Murteira, B.J.F. & Black, G.H.J., Estatística descritiva, McGraw-Hill, 1983 Reis, E., Estatística descritiva, Sílabo, Lisboa, 2000 Wonnacott, T.H. & Wonnacott, R.J., Introductory Statistics for Business and Economics, 1990 Carla Santos, Manual de auto-aprendizagem Estatística Descritiva, Silabo, Lisboa 2007 Graça Martins, M. E,, e Ponte, J. P. – Oraganização e Tratamento de Dados, Ministério da Educação DirecçãoGeral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2010). (pode ser obtido no site http://www. area.dgidc.minedu.pt/materiais_NPMEB/matematicaOTD_Final.pdf)

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