Expressão Musical I

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 5
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 140 horas
Tempo de Contacto: 52,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

A Música como manifestação privilegiada e próxima ao Ser Humano;

  • O(s) conceito(s) de Música(s) como sinónimo e parte integrante da(s) Cultura(s) e Diversidade Humana;
  • A Arte e a Expressão Artística: Música;
  • A Dimensão Histórica da Música Europeia;
  • Música e a Dimensão Multicultural no Último Século com especial incidência em Portugal
  • Experimentação auditiva dos cinco elementos da música (timbre, altura, tempo, textura e forma);
  • Conhecimento teórico da leitura musical em pauta musical, bem como a associação da mesma com os elementos da música;
  • Desenvolvimento dos conhecimentos de notação musical e Leitura de partituras;
  • Conhecimento de harmonia básica sobre as várias escalas e acordes.
  • Experimentação prática dos temas abordados vocalmente e em instrumentos musicais (nomeadamente instrumental Orff).

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Compreender a importância da Música como manifestação expressiva e artística inerente Ser Humano e, como tal, presente ao longo da História da Humanidade;

Assimilar a importância da Música no processo de construção da identidade cultural das Civilizações Humanas, logo nas crianças e da sua integração na escola e na sociedade;

A Música e a Expressão Musical como Comunicação e Linguagem Estética;

Adquirir conhecimentos e capacidades no domínio da Música: do sentir, compreender, experimentar, fruir auditivamente e dominar conceitos e processos relevantes de terminologia musical, principalmente dos elementos que caracterizam e definem som musical e a obra musical;

Promover a compreensão do aluno enquanto agente de criatividade, comunicação e ludicidade;

Desenvolver a leitura musical de forma a seguir visualmente a partitura e experimentar a sua execução identificando também os vários Elementos da Música e, desenvolvendo – simultaneamente – a capacidade de abstração musical.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teóricas e práticas procurando desenvolver uma participação ativa dos alunos, de modo a que estes desenvolvam um espírito curioso, em particular sobre a dimensão dos afetos e emoções causadas pela audição musical e relacionamento desta com o do crescente domínio da linguagem e conceitos musicais, baseados com audição de exemplos musicais; incentivo à investigação sobre questões de culturas musicais, mas também, a construção/recriação de atividades musicais pedagógicas, as aulas práticas com exemplos auditivos, trabalhos de grupo, aplicação na voz/instrumento musical escolhido pelo aluno dos conhecimentos adquiridos através de pequenos exercícios de música (solista e de conjunto).

A avaliação será realizada em momentos, compreendendo a realização de testes e/ou trabalhos teóricos (40%) e práticos (50%) que terão em conta a participação e desenvolvimento evidenciado nas aulas teóricas e práticas (10%).

Bibliografia principal

Braga, J., Músicas do Mundo. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009.

Cardoso, J., História Breve da Música Ocidental. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.

FÃO, A., Teoria Musical (1ª e 2ª Partes). Companhia Nacional de Música, Lisboa, (s.d).

Foco Musical – Educação e Cultura. Da escola para o palco: expressão musical e dramática: 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Crescer com a Música, 2007.

Griffiths, P., História Concisa da Música Ocidental. Bizâncio, 2007.

Fletcher, P., World Musics in Context: A Comprehensive Survey of the World’s Major Musical Cultures, OUP (2004)

Kotarba, J. (Ed.), Understanding Society through Popular Music, Routledge (2013)

Wade, B., Thinking Musically: Experiencing Music, Expressing Culture (Global Music Series) OUP (2013)

Sousa, M., Metodologias do ensino da música para crianças. Edições Gailivro, Lisboa, 1999.

Torres, R., As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Caminho, Lisboa, 1998.

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