Expressão Plástica II

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 5
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 140 horas
Tempo de Contacto: 52,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  • Planificação de atividade pedagógicas
  • Execução de Trabalhos aplicando os seguintes conteúdos:
  • Registos gráficos e desenhos
  • A linha como representação figurativa e abstrata
  • Desenho da linha e forma Geométrica
  • Construção de formas geométricas
  • Experiências em Suportes e materiais diversos
  • Texturas/Estruturas
  • Papeis, origamis e recortes
  • Transformação de Materiais em Objetos Utilitários e Lúdicos
  • Execução de trabalhos práticos, materiais didáticos e jogos educativos
  • Pintura
  • História da Pintura
  • Técnicas Simples de Impressão
  • Analise das Obras de Mestres da Pintura
  • Execução Prática de Trabalhos e Projetos

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Relacionar a forma – função – material;
  • Demonstrar sensibilidade estética, criatividade, aptidões técnicas e o sentido social das expressões; aplicando metodologias de resolução de problemas;
  • Explorar com segurança várias técnicas e formas de expressão
  • Dominar, conhecer uma diversidade de materiais e seleciona-los de forma adequada, tendo em vista a sua aplicação no contexto pedagógico;
  • Mostrar o domínio seguro da motricidade e a coordenação locomanual;
  • Demonstrar e dominar hábitos de organização, higiene e segurança aplicado ao contexto educativo;
  • “Saber planificar” e “saber trabalhar” ao executar projetos aplicando os materiais técnicos escolares, considerando as suas características;
  • Organizar atividades e situações de avaliação e reflexão

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias utilizadas têm uma vertente experimental e prática, prevendo a sobretudo a exploração de trabalhos práticos. Estas metodologias serão fundamentadas em conceitos de natureza teórica no que corresponde a conhecimentos, histórico-sociais, artísticos, estéticos e curriculares

A avaliação proceder-se-á de acordo com os seguintes princípios:

  • O aluno poderá optar pela avaliação em regime de avaliação contínua ou por exame final.
  • A avaliação contínua, pressupõe que o aluno esteja presente em 75% das aulas lecionadas.
  • Será realizado 1 (um) Teste Final Prático no âmbito da avaliação contínua.
  • A nota final em, regime de avaliação contínua será o resultado da seguinte ponderação:
    • Participação e Assiduidade + Trabalhos Práticos + Síntese Avaliativa Final Prática.
  • Em regime de Exame Final, a nota final a atribuir ao aluno corresponde à nota obtida no respetivo Exame Final.

Bibliografia principal

HISTÓRIA DA ARTE, Vários, Edição/Reimpressão 2012, Ed.Parragon PT

JACKSON, J – Trabalhos em Papel, 1995.

MAGALHÃES, Calvet de – Tecnológica de Matérias Primas, 1980.

MARAVILHAS, J e MARQUES, L – Têxteis, Porto Ed., 2003.

MELO, A – Arte e Artistas em Port./ Art and Artists in Portugal, Ed./Reimpressão 2007, Bertrand Ed.

MORAIS, S. – Desenho Básico, Porto. Ed1986.

NERY, E – Apreciação Estética do Azulejo Ed./Reimpressão 2007, Ed.Inapa.

VAZ, M J e GOMES C – Construir Ideias, Texto Ed., 2001.

WILLCOX, D J. – New Design in Weaving, 1987.

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