Formação Literária e Literatura para a Infância

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 7
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 196 horas
Tempo de Contacto: 67,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

I – Literatura para a infância

  • O sistema literário para a infância e a sua relação com o sistema canónico e não canónico
  • Recetor preferencial na literatura para a infância
  • O papel do mediador na literatura para a infância
  • Temas e motivos mais recorrentes na literatura para crianças
  • Estratégias discursivas e estilísticas

II – Géneros literários

  • Narrativo
  • Poético
  • Dramático
  • Outros

III – Breve panorâmica histórica da literatura para a infância em Portugal

  • Do século XIV ao século XVIII
  • O século XIX e a função educativa da literatura
  • O século XX

IV – Seleção de obras para a leitura recreativa e orientada

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Identificar os autores mais representativos na história da literatura para a infância
  • Refletir sobre o estatuto da literatura infantil e sobre as relações que estabelece com outras práticas literárias.
  • Refletir acerca dos mecanismos de receção/produção textual dos textos para crianças
  • Selecionar textos e autores representativos da literatura infantil nacional e mundial
  • Analisar o conceito de literatura para a infância
  • Analisar uma obra literária para a infância
  • Avaliar de forma crítica a importância da literatura infantil em manuais escolares, bem como em outros livros para a infância
  • Criar instrumentos práticos de sensibilização e de abordagem da literatura infantil, atentando nas possibilidades experimentais e lúdicas.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular articulará a dimensão teórica e prática. Deste modo haverá aulas teóricas de carácter expositivo com a exposição e contextualização dos principais conteúdos e aulas de cariz mais prático onde se desenvolverão trabalhos de consolidação dos conhecimentos literários e de receção da literatura para a infância, análise e produção textuais, tais como elaboração de fichas de leitura, análise, seleção e discussão de obras literárias e construção de materiais didáticos e formativos. A avaliação da unidade curricular resultará da classificação obtida num teste escrito a realizar durante o semestre (50%); um trabalho teórico-prático (30%) elaborado parcialmente em sala de aula e supervisionado pela docente e ainda de outros elementos de avaliação resultantes da participação em aula (trabalhos de casa, pesquisas, exercícios, assiduidade e trabalhos realizados em aula) – 20%.

Bibliografia principal

GIASSON, J. (1993). A Compreensão na Leitura, Edições Asa, Lisboa.

GOMES, J. A. (1993). A Poesia na Literatura para a Infância, Porto: ASA Editores.

——- (1996). Da nascente à voz – contributos para uma pedagogia da leitura, Lisboa: Caminho

RAMOS, A. (2007). Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre Literatura para a Infância, Lisboa: Caminho

—— (2010). Literatura para a Infância e Ilustração: Leituras em Diálogo, Porto; Tropelias e Companhia

—– A. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea, Porto, Tropelias e Companhia

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