História e Geografia de Portugal I

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 168 horas
Tempo de Contacto: 60 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Portugal em Tempos de Definição de Fronteiras (séculos XI-XIV)
    1. Do Condado Portucalense à Morte de D. Dinis
    2. Estruturas políticas, económicas, sociais, culturais e mentais
  2. Portugal numa Era de Crise e Transformação (séculos XIV-XV)
    1. A crise do século XIV em Portugal
    2. Um País que olha para o mar
    3. Estruturas políticas, económicas, sociais, culturais e mentais
  3. Portugal, Pioneiro da Globalização: Tempos de Expansão e de Declínio (séculos XV-XIX)
    1. De D. João I a D. João VI
    2. De Ceuta à independência do Brasil
    3. Estruturas políticas, económicas, sociais, culturais e mentais
  4. Novas Realidades: Portugal em Tempos de Liberalismo Monárquico (circa 1820-1910)
    1. Do Vintismo ao 5 de outubro de 1910
    2. Portugal sem o Brasil
    3. Estruturas políticas, económicas, sociais, culturais e mentais
  5. Os Desafios do século XX (circa 1910-1999)
    1. A Primeira República e o Estado Novo
    2. De 1974 a 1999
    3. Estruturas políticas, económicas, sociais, culturais e mentais
  6. Portugal no Mundo Atual
    1. União Europeia e mundo lusófono
    2. Problemas e Desafios

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Identificar noções básicas de História e Geografia de Portugal;

Identificar as principais características da sociedade portuguesa nas diferentes épocas.

Selecionar os principais instrumentos de trabalho em História.

Manusear fontes históricas e materiais cartográficos relativos ao meio.

Sensibilizar os alunos para a história local e regional do nosso país.

Valorizar a História de Portugal para a construção de uma memória nacional e de uma cidadania ativa e responsável, tanto no contexto europeu como no global.

Metodologias de ensino e avaliação

A lecionação distribuir-se-á por aulas teóricas e práticas. Nas primeiras será feita uma análise temática extensiva e nas segundas uma análise intensiva, recorrendo-se, sempre que tal se justifique, a textos, documentos, mapas e gráficos. O ensino é dialogante e participativo, aberto às interrogações dos discentes. Daqui decorre a opção, que se entendeu a mais ajustada, de dividir a unidade curricular em 45 horas teóricas e 15 horas práticas de contato. A avaliação processar-se-á com a realização de dois testes escritos (cada um com um peso de 40%) e uma intervenção oral (peso de 20%).

Bibliografia principal

BRAGA, P.D., D. Pedro III, Lx, Círculo de Leitores, 2013.

BRAGA, P.D., D.Maria (1521-1577). Uma Infanta no Portugal de Quinhentos, Lx., Colibri, 2012.

Dicionário de História de Portugal, dir. Joel Serrão, 6 vols., Porto, Figueirinhas, 1981

RAMOS, R. (dir.), História de Portugal, Lx, A Esfera dos Livros, 2009

MARQUES, A. H. O., História de Portugal, 3 vols., 13.ª edição, Lx, Presença, 1997-1998

MARQUES, A.H.O. (dir.), Atlas Histórico de Portugal e do Ultramar Português, Lx, UNL, 2003.

Memória de Portugal. O Milénio Português, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.

MENESES, F. R., Salazar, Lisboa, D. Quixote, 2010.

Nova História de Portugal, dir. A H. de Oliveira Marques, Lisboa, Presença, 1987-2011.

Nova História da Expansão Portuguesa, dir. A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Estampa, 1986-2010.

Coleção Biografias dos Reis de Portugal, 34 vols., Lisboa, Círculo de Leitores, 2005-2007

Coleção Rainhas de Portugal, 18 vols., Lisboa, Círculo de Leitores, 2011-2014.

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