Introdução à Linguística do Português

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 7
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 196 horas
Tempo de Contacto: 67,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

I. Língua, comunidade linguística, variação e mudança

  1. Variação e normalização linguística
    1. Normalização linguística e língua padrão;
    2. Variedades geográficas, sociais históricas;
    3. Variedades do Português

II. Representação Gráfica da Língua

  1. Grafia
  2. Pontuação
  3. Ortografia

III. Linguística descritiva

  1. Fonologia
    1. Nível segmental
      1. Classificação dos sons;
      2. Sequência de sons.
    2. Processos fonológicos
      1. Inserção de segmentos;
      2. Supressão de segmentos;
      3. Alteração de segmentos.
  1. Morfologia
    1. Palavra e constituintes da palavra
    2. Processos morfológicos de formação de palavras
  1. Sintaxe
    1. Frase e constituintes da frase
    2. Funções sintáticas
    3. Frase simples e frase complexa
  1. Semântica
    1. Sentido e referência
    2. Relações semânticas entre frases

IV. Análise do discurso, Retórica, Pragmática e Linguística textual

  1. Comunicação e interação discursivas
  2. Texto
  3. Paratexto
  4. Enunciação e discurso

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Consolidar conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.
  • Atualizar conhecimentos capazes de descrever e explicar a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa.
  • Adquirir instrumentos de análise necessários a uma descrição dos factos linguísticos.
  • Refletir sobre a importância e a especificidade do fenómeno da linguagem humana e em particular da Língua Portuguesa
  • Usar competências comunicativas, quer no domínio oral, quer escrito.
  • Aplicar conhecimentos na organização e análise de dados linguísticos diversificados.

Metodologias de ensino e avaliação

Ter-se-á a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas constituirão estratégias preferenciais. Explora-se deste modo, a um duplo nível de conhecimento: ao nível dos saberes práticos e instrumentais e ao nível dos saberes teóricos estruturantes.

Alguns dos recursos utilizados para a análise do conhecimento da língua assentará em textos diversificados.

Nas aulas práticas desenvolver-se-ão trabalhos práticos de consolidação dos conhecimentos sobre funcionamento da língua e de receção, análise e produção textuais.

A avaliação é feita em função da nota numérica obtida em duas provas presenciais que ocorrerão no meio e no final do semestre (80%). Haverá ainda a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação em aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e trabalhos realizados em aula) – 20%.

Bibliografia principal

ATAS do congresso (2001) Congresso a Lusofonia a Haver, Sociedade da Língua Portuguesa, Lisboa.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley (1996) Nova Gramática do Português Contemporâneo, Edições Sá da Costa, 12.ª Edição, Lisboa;

DUARTE, Inês, (2000) Língua Portuguesa, Instrumentos de Análise, Universidade Aberta, Lisboa;

FARIA, I e all. (1996) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Editorial Caminho, Lisboa.

Eliseu, André (2008). Sintaxe do Português. Lisboa: Caminho.

EMILIANO, António (2009) Fonética do Português: descrição e transcrição, Guimarães Editora, Lisboa.

Lima, J. P. de (2007). Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho.

MATEUS, M.ª Helena Mira e AA (2005) Gramática da Língua Portuguesa, Editora Caminho, Lisboa.

OLIVEIRA, Luísa, e SARDINHA, Leonor (2005) Saber Português, Hoje, Didáctica Editora Lisboa.

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