Literatura e Cultura Literária Lusófonas

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 168 horas
Tempo de Contacto: 60 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

I – Literatura e sociedade

  1. Literatura como instituição
  2. Literatura e cânone
  3. Paraliteratura
  4. Fatores legitimadores do fenómeno literário
  5. A literatura como forma de comunicação e como arte
  6. Literatura e outras formas de arte
  7. O desenvolvimento cultural e pessoal a partir de textos literários

II – Literatura e interpretação textual

  1. Dimensão estética do fenómeno literário
  2. Tipologias e géneros textuais
  3. A leitura de texto literário:
    • a temática;
    • a estrutura;
    • a simbologia
    • a cosmovidência

III – Literatura e lusofonia

  1. O conceito de Lusofonia: da literatura à Geoestratégia
  2. A atualidade e o futuro da Lusofonia
  3. A Lusofonia na Literatura
  4. Estudos Culturais e Estudos Pós-coloniais

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Identificar panorama geral da literatura portuguesa, brasileira e africana dos séculos XX e XXI
  • Reconhecer as características estéticas e formativas dos textos literários.
  • Refletir sobre as características específicas da comunicação literária
  • Refletir sobre a função da literatura no desenvolvimento global e harmonioso do ser humano
  • Refletir criticamente sobre o conceito de Lusofonia.
  • Generalizar as competências de leitura, interpretação e de produção da linguagem simbólica e metafórica
  • Exercitar competências de análise, produção e interpretação da comunicação literária.
  • Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas com especial pertinência literária e cultural
  • Analisar a língua portuguesa tendo em conta a sua mutabilidade no espaço e no tempo.
  • Integrar os valores éticos e estéticos da comunicação literária no seu próprio discurso.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular articulará a dimensão teórica e prática. Deste modo haverá aulas de carácter expositivo com a exposição e contextualização dos principais conteúdos e aulas de cariz mais prático onde se desenvolverão trabalhos de consolidação dos conhecimentos literários e de receção, análise e produção textuais, tais como elaboração de fichas de leitura, análise e discussão de obras literárias portuguesas e de outros países lusófonos, apresentação e discussão de trabalhos e a construção de materiais didáticos e formativos que contemplem textos literários diversificados. A avaliação é feita em função de duas provas presenciais que ocorrerão no meio e no final do semestre (60%). Haverá ainda a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação em aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e trabalhos realizados em aula) 20% e um trabalho individual 20%

Bibliografia principal

BHABHA, Homi (2001) I luoghi della cultura, Roma : Meltemi.

CARNEIRO, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 Ensaios para o Século 21. Lisboa: Fundação Manuel Leão.

GIDDENS, (2001) Anthony, Modernidade e Identidade Pessoal, Lisboa, Celta.

LARANJEIRA, Pires (1995) Literaturas africanas de expressão portuguesa, Lisboa: Universidade Aberta.

LISPECTOR, Clarice (1977) A hora da Estrela, Rio de Janeiro: José Olympio.

MANGUEL, Alberto (1998) Uma História da Leitura, Editorial Presença: Lisboa.

MIRANDA, José Bragança de (2002) Teoria da Cultura, Lisboa, Século XXI.

REIS, Carlos (1997). O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários, Coimbra: Livraria Almedina

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