Noções de Didática do Pré-Escolar

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 2
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 56 horas
Tempo de Contacto: 22,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Conceito de didática
  2. O papel da didática na formação do educador – Identidade/formação profissional
  3. A importância da didática para a prática educativa: Qual o papel da didática, do aluno e professor?; As práticas pedagógicas e o contexto de sala de aula – espaço de relação professor/aluno; Um olhar sobre a relação ensino/aprendizagem: o que é ensinar? O que é aprender?
  4. Relação didática e currículo: problematização – Lei de bases do sistema educativo; Orientações curriculares para o pré-escolar; Metas de aprendizagem para o pré-escolar; Como articular na prática escolar: objetivos educativos, conteúdos curriculares e metas de aprendizagem
  5. Didática: organização e gestão da escola – Projeto educativo e o projeto pedagógico no pré-escolar
  6. A dimensão pedagógica da educação pré-escolar: Ensino e aprendizagem: a construção do conhecimento; Finalidades do ensino; Conteúdos curriculares; Metodologias de aprendizagem; Avaliação: métodos e técnicas

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

A unidade curricular pretende que os formandos sejam capazes de:

  1. Conhecer os fundamentos da didática;
  2. Destacar a importância do papel da didática na construção da identidade e formação do educador de infância;
  3. Abordar de modo reflexivo a importância da didática para a prática educativa;
  4. Problematizar a relação entre didática e currículo em contexto pré-escolar;
  5. Posicionar-se face à importância da Didática na organização e gestão da escola;
  6. Refletir sobre a dimensão pedagógica da educação pré-escolar articulando-a com o fazer pedagógico em contexto pré-escolar;
  7. Construir saberes teórico-práticos articulados com a experiência prática do estágio em pré-escolar;
  8. Aplicar conhecimentos teórico-práticos sobre didática em contexto pré-escolar.

Metodologias de ensino e avaliação

A Unidade Curricular tem um carácter teórico-prático e por essa razão serão privilegiadas as metodologias ativas. As sessões estão organizadas com breve exposição teórica seguida de debates e trabalhos de pesquisa e reflexão, a partir de artigos de referência e propostas de planificação de atividades em Pré-Escolar. Com esta metodologia procura-se que os alunos construam o seu saber teórico-prático articulado com a experiência prática do estágio em pré-escolar.

Avaliação:

A utilização de uma metodologia combinada com a participação dos alunos na realização de atividades de análise e aplicação dos conhecimentos adquiridos, designadamente através de trabalhos individuais e de grupo que constituirão os instrumentos de avaliação, organizados em formado de Portfólio.

Bibliografia principal

Formosinho, J. (1996). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.

Hohmann, M. (1997). Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Lei n.° 46/86, de 14 de Outubro de 1986 (Lei de Bases do Sistema Educativo).

Metas de Aprendizagem na educação pré-escolar. Disponível em http://metasdeaprendizagem.dge.mec.pt/educacao-pre-escolar/apresentacao/ (acesso em 28 de outubro de 2013).

(1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME.

Siraj-Blatchford, I. (2004.) Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância. Lisboa:Texto Editora.

Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no Cruzamento de Fronteiras. Lisboa: Texto Editora.

Spodeck, B. (2010). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Veiga, I, P, A. (2008). (org). Repensando a didática. Campinas: Editora Papirus.

Veiga, I, P, A. (2008). A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Editora Papirus

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.