Psicologia do Desenvolvimento

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 4
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 112 horas
Tempo de Contacto: 45 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução à psicologia do desenvolvimento: conceitos de desenvolvimento, fase etária e estádio de desenvolvimento; hereditariedade e meio ambiente; processos de maturação e socialização.
  2. Teorias psicológicas do desenvolvimento: bio-maturacionais, behavioristas, cognitivistas e contextualistas.
  3. Desenvolvimento no período pré-natal e nascimento.
  4. Desenvolvimento psicológico no período etário 0 – 1 ano de vida.
  5. Desenvolvimento no período etário 1 – 3 anos de vida: maturacional; percepto-motor; cognitivo; social e pessoal ou personalístico.
  6. Desenvolvimento no período etário 3 – 6 anos: psicomotor; afetivo; cognitivo; social e pessoal.
  7. Desenvolvimento no período etário 6 – 10 anos, idade escolar correspondente ao ensino do 1º ciclo do ensino básico: psicomotor, afetivo, cognitivo, social e pessoal.
  8. Desenvolvimento no período etário 11 – 18 anos, adolescência e ensino do 2º/3º ciclo e secundário: bioestrutural, cognitivo, sócio-afetivo e pessoal ou personalístico.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Objetivo geral:

Dominar conhecimentos sobre questões psicológicas do desenvolvimento.

Objetivos específicos:

Adquirir competências para compreender especificidades inerentes ao desenvolvimento psicológico, nos seus diversos aspetos, em conformidade com os períodos etários, desde a conceção até à idade adulta.

Competências a desenvolver:

  1. Aptidão para identificar estádios e graus de desenvolvimento psicológico em conformidade com as fases, ou períodos etários;
  2. Saber estabelecer diferenças entre as teorias do desenvolvimento psicológico;
  3. Capacidade de reconhecer e identificar mudanças e alterações ao funcionamento psicológico nas diversas faixas etárias;
  4. Competência para relacionar as alterações psicológicas com comportamentos específicos e com possíveis dificuldades de aprendizagem, tendo por finalidade a sinalização de casos e consequente orientação; assim como a planificação otimizada da intervenção educativa.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de natureza teórico-prática, visando a participação dos alunos na reflexão conjunta sobre os conteúdos lecionados. Utilização de métodos de aprendizagem orientados para a construção ativa e participativa do conhecimento.

Avaliação do tipo contínuo. Composta por dois momentos de avaliação presencial na forma escrita. E, conforme o docente considerar viável, ou não, pela elaboração de trabalhos ou relatórios relativos às discussões em grupo e de portefólio individual.

Bibliografia principal

Cole, M. & Cole, Sh. (2001). The Development of Children, ed. Worth Publishers.

Fonseca, V. (2005). Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Lisboa: Âncora editora.

Papalia, D. E. (2001). O Mundo da Criança McGraw Hill.

Papalia, D. E. & Feldman, R. D. (2013). Desenvolvimento Humano, McGraw-Hill.

Shaffer, D. R. & Kipp, K. (2012). Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, São Paulo: CENGAGE.

Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M., Gomes, A. (2011). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Porto Editora.

Wood, D. (2003). Como as Crianças Pensam e Aprendem: Os contextos sociais do desenvolvimento cognitivo. Edições Loyola.

Rachel Gillibrand, Virginia Lam, Victoria L. O’Donnell, Developmental Psychology, Prentice Hall (2011) Laura E. Berk, Child Development, Pearson (2012)

Thomas Keenan, Subhadra Evans, An Introduction to Child Development (SAGE Foundations of Psychology series), SAGE Publications (2009)

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