Relação Educativa
Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau: Licenciatura
Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 3
Tipo de unidade curricular: Obrigatória
Língua de lecionação: Português
Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 30 horas
Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não
Conteúdos Programáticos
- Correntes de educação contemporânea;
- Comunicação e relação educativa;
- Comunicação interpessoal;
- Comunicação educativa e interação social;
- Relação Educativa, mediação e decisão;
- Da comunicação interpessoal à comunicação de massas.
Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)
Objetivos:
- Conhecer os processos interativos e comunicacionais em geral e em particular na relação educativa;
- Refletir sobre a relação educativa em todas as suas vertentes;
- Analisar situações concretas, mobilizando os quadros teóricos relevantes, quer individualmente quer em grupo;
- Desenvolver a aptidão para conceber, aplicar, analisar e avaliar soluções para problemas em contexto de sala de aula;
Competências:
- De caracterização de condições e ambientes educacionais onde a aprendizagem se irá processar
- De seleção de estratégias de comunicação a utilizar, tendo em conta os meios disponíveis, os contextos e os perfis da população alvo
- De análise critica, características e do valor pedagógico e didático das situações
- De escolha de técnicas de mediatização a utilizar, para maximizar os efeitos da comunicação educacional
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação das aprendizagens pretende-se num modelo de formação aberto e participado, cooperativo e diversificado, privilegiando a lógica formativa e a lógica contínua, com base em determinadas evidências do empenho e desempenho dos alunos, nomeadamente:
- Trabalhos de pesquisa individual e em grupo;
- Recensão de textos e artigos científicos de incidência na unidade curricular;
- Teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Bibliografia principal
Almeida, J. R. (s/d), Os valores ético-politicos, Porto: Ed. Salesianas.
Aretio, L. G. (1989), La education, teorias e conceptos, Madrid: Paraninfo.
Baptista, I. (1998), ética e educação, Porto: Universidade Portucalense.
Barreiros, J., (1996), A Turma Como Grupo e Sistema de Interacção, Porto: Porto Editora.
Castro Fonseca, A. e Seabra Santos, M.J. (2007) Psicologia e Educação, Coimbra: Ed. Almedina.
Duarte, A. M., (2012). Aprender Melhor, Lisboa: Escolar Editora.
Estrela, M. T. (1992), Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula, Porto: Porto Editora.
Fernandes, J. V. (2000), Paradigma da educação da globalização e da complexidade, Plátano.
Gomes, M. et al (1992) Como Criar uma Boa Relação Pedagógica, Ed. ASA.
Niza, S., (2012). Escritos sobre Educação, Ed. Tinta da China.
Postic, M. (1990), A relação Pedagógica, Ed. Ld. Coimbra.
Silva Pinto, M.L. (2002), Praticas educativas numa sociedade global, Porto: ed. Asa.