Temas de Química e Física

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 5
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 140 horas
Tempo de Contacto: 52,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Química
    1. Elemento químico
    2. Unidades estruturais da matéria
    3. Tabela periódica
    4. Fórmulas químicas e cálculos de massa
    5. Soluções e reações químicas entre compostos em solução
    6. Equações químicas e cálculos estequiométricos.
    7. Compostos orgânicos
  2. Física
    1. A terra e o sistema solar
    2. Movimento retilíneo
    3. A Eletricidade e circuitos elétricos
    4. Introdução à ótica
  3. A Química e a Física como Ciências Experimentais
    1. Regras de segurança no laboratório
    2. Material mais utilizado no laboratório
    3. Técnicas básicas mais utilizadas no laboratório
    4. Trabalhos laboratoriais nas áreas da química e da física

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Utilizar uma linguagem científica rigorosa
  • Interpretar o mundo real à luz da Química e da Física.
  • Utilizar procedimentos e métodos inerentes à forma como a Química e a Física analisam e estudam os fenómenos naturais e situações em geral.
  • Lidar e interpretar situações quotidianas com saberes e práticas de Química e Física
  • Demonstrar conhecimentos e compreender fenómenos relacionados com a Química e com a Física, procurando estruturá-los sobre a forma de conceitos, leis e teoremas.
  • Resolver de problemas numéricos e não numéricos e de explicitar os processos de raciocínio.
  • Demonstrar uma atitude científica, mobilizando os processos pelos quais se constrói o conhecimento.
  • Executar, e interpretar, atividades laboratoriais diversificadas de química e de física.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular apresenta uma componente teórica, através de métodos expositivos, interrogativos e demonstrativos essenciais ao perfeito entendimento dos conceitos químicos e físicos e envolvidos.

Um pouco menos de um terço do tempo letivo será dedicado à resolução de exercícios, dos diferentes temas abordados, de modo a estimular o cálculo e a resolução de problemas concretos, e outra parte, equivalente, de horas de contacto são dedicadas a trabalho prático laboratorial. Esta unidade também valoriza o desenvolvimento de capacidades de comunicação (escrita e oral) e trabalho em equipa, através das experiências realizadas em grupo e analisadas no laboratório.

Avaliação:

  • Participação ativa dos alunos nas atividades letivas – atividades experimentais e outras
  • Relatórios das atividades experimentais
  • Auto-avaliação
  • Provas de avaliação de competências e conhecimentos

Bibliografia principal

Brady, J., Russell, J., Holum, J.(2000).Chemistry, Matter and Its changes. NY: John Wiley & Sons, Inc

Halliday, D., Resnick, R., Walter,J.,(2008).Fundamentos de Física, LivrosTéc. e Científicos Ed. SA, 8ª ed

Escoval, T. et al (2006). Preparação para Exames-Problemas de Física e Química, Ed. Presença

Hall, N. (Ed.) (1999).The age of the molecule.London: Royal Society of Chemistry

Pombeiro, A. (2003).Técnicas e Operações Unitárias em Química Laboratorial,4ª ed. Ed. Calouste Gulbenkian, Lisboa

Abreu Silva Silvestre, M.,Segurança em Laboratórios de Ensino, Cadernos de Investigação Aplicada, 2007, VI – reflexões sobre o Ensino das Ciências, 59–67

Lidon, F, Abreu Silva Silvestre, M. A Física e a Química: uma Abordagem de Conceitos Básicos, , Cadernos de Investigação Aplicada, 2007, V I – reflexões sobre o Ensino das Ciências, 77 – 84

Abreu Silva Silvestre, M. Lidon, F, A Química no Quotidiano, Cadernos de Investigação Aplicada, 2007, V I – Reflexões sobre o Ensino das Ciências, 69 – 76

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.