Mestrado em Educação Pré-Escolar

Duração: 1,5 Anos (3 Semestres)
Grau: 
Mestre
ECTS:
 90 ECTS

Direção: Professora Doutora Ana Maria Araújo Pessanha

Lecionado em: Português
Horário: Diurno e/ou Pós-Laboral

Diploma que aprova o Plano de Estudos: Despacho n.º 10371/2015 de 17  de Setembro

Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, os cidadãos que sejam:

Podem também candidatar-se os Estudantes de Ensino Superior que tenham interrompido os estudos e que pretendam o Reingresso ou aqueles que ainda inscritos pretendam mudar de par Instituição/Curso.

Podem, ainda, candidatar-se cidadãos, que não reúnam nenhuma das condições acima descritas, como Alunos Externos/Inscrições a Unidades Curriculares Isoladas.

Para mais informações, consulte o separador “Candidatar-me”

Apresentação

Curso de nível 7 que habilita os seus diplomados para o exercício da profissão de docente em Educação Pré-Escolar (Educador de Infância).

O curso habilita:
Os seus diplomados a: interagir com as equipas, crianças, famílias e comunidade educativa; organizar e planificar metodologias, promovendo um contexto educativo globalizante; desenvolver a expressão e a comunicação utilizando linguagens múltiplas; orientar diferentes momentos educativos e desenvolver estratégias de interação em tempos livres e nas atividades de animação, no desempenho da profissão de docente em Educação Pré-Escolar.

Saídas Profissionais:
Docência em Educação Pré-Escolar, no ensino público e privado, em Creches, Jardins de Infância, Colégios, Externatos, Hospitais, Autarquias, ATLs, entre outros, em contextos educativos e socioeconómicos diversificados.

Saber mais

O Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar a ministrar pela ESE Almeida Garrett, a partir do ano escolar de 2015/2016, é dirigido a detentores da Licenciatura em Educação Básica ou grau equivalente, constituindo-se em habilitação que permite o acesso ao exercício da função docente na Educação de Infância.

Este Curso de Mestrado tem uma duração de três semestres, integra um conjunto de unidades curriculares que cumprem a legislação recente, publicada no DL 79/2014, corresponde a um total de 90 ECT e é orientado para uma prática educativa adequada às exigências socioculturais da sociedade contemporânea.

Neste mestrado são aplicadas estratégias diversificadas, que contemplam programas relevantes e inovadores, privilegiando a pesquisa orientada para o aperfeiçoamento de competências profissionais.O curso integra uma dimensão curricular especificamente vocacionada para a gestão dos problemas de aprendizagem em contexto educativo.

Trata-se de uma proposta formativa, suportada por dinâmicas geradoras de inovação progressiva e atualizada, que se sustenta numa interação estratégica entre os processos de ensino e os processos de investigação. Os programas combinam saberes teóricos com práticos, adquiridos com a frequência das Unidades Curriculares e dos estágios em contextos educativos.

Uma das componentes cruciais deste projeto de formação recai nas Práticas de Ensino Supervisionadas, a levar a efeito em cada um dos três semestres de duração do Curso. Através destes tempos e espaços curriculares visa-se a apropriação securizante, por parte de cada estudante, dos saberes fazer subjacentes ao desenvolvimento de boas práticas educativas nos contextos da Educação de Infância.

Objetivos do Curso

  •  Aplicar os objetivos gerais enunciados na Lei-Quadro da Ed Pré-Escolar;
  •  Conhecer e reconhecer o papel do Educador;
  •  Respeitar os preceitos da ética Profissional;
  •  Praticar o modelo pessoal de intervenção, refletido e fundamentado;
  •  Organizar o ambiente educativo;
  •  Aplicar competências e saberes da pedagogia da infância;
  •  Organizar e planificar metodologias, promovendo um contexto educativo globalizante;
  •  Desenvolver a expressão e a comunicação utilizando linguagens múltiplas;
  •  Desenvolver estratégias significativas com sentido e finalidade;
  •  Interagir com as equipas, crianças, famílias e comunidade educativa;
  •  Organizar e gerir o currículo, tendo em consideração o Projeto Curricular de Grupo/Turmas e o Projeto Curricular de estabelecimento/Agrupamento Escolar;
  •  Preparar para a transição das crianças para o 1ºCEB;
  •  Desenvolver uma atitude crítica, investigativa e reflexiva permanente;
  •  Orientar diferentes momentos educativos, e estar aptos para desenvolver estratégias de interação em tempos livres e nas atividades de animação

Acreditação A3ES

Instituição de Ensino Superior: COFAC – Cooperativa De Formação E Animação Cultural, C.R.L.
Unidade Orgânica: Escola Superior de Educação Almeida Garrett
N.º do Processo: NCE/14/00711
Grau: Mestre
ECTS: 90,0
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 3
Data da Publicação: 03-08-2015
Fonte: http://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/educacao-pre-escolar-e-ensino-do-1º-ciclo-do-ensino-basico-32

Saídas Profissionais

Após a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar os nossos alunos estão aptos a desempenhar funções de Docência em Educação Pré-Escolar, no ensino público e privado, em Creches, Jardins de Infância, Colégios, Externatos, Hospitais, Autarquias, ATLs, entre outros, em contextos educativos e socioeconómicos diversificados.

Corpo Docente

O corpo docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar é composto por docentes com larga experiência na atividade profissional e possuidores de um excelente currículo científico e académico nessas áreas. São especialistas de reconhecido mérito nas matérias integrantes do Plano de Estudos.

Instalações

As aulas decorrem nas instalações da ESE Almeida Garrett, num moderno edifício, próximo do Cais do Sodré. A ESE Almeida Garrett encontra-se dotada de adequados meios materiais, didáticos e pedagógicos, em termos de acessibilidades, infraestruturas e equipamentos que são colocados ao serviço dos alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar.

1º Ano

1º Semestre ECTS
Psicologia da Aprendizagem 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar I 12
Didática da Comunicação oral e escrita no Pré-Escolar 6
Conhecimento do mundo – atividades práticas 3
Literatura para a Infância e Práticas de Literacia 3
Investigação e Projetos Educativos 3
2º Semestre ECTS
Necessidades Educativas Especiais 3
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar II 12
Didática das Expressões Artísticas Integradas 6
Jogo e Educação 4
Didática da Matemática na Educação Pré- Escolar 5

2º Ano

1º Semestre ECTS
Prática do Ensino Supervisionada da Educação Pré-Escolar III 17
Didática do Conhecimento do Mundo 6
Princípios de Nutrição e Alimentação 3
Expressões Artísticas 2
Opção 1a) Construção de Materiais Pedagógicos 2
Opção 1b) Educação e Atividades em contextos não formais 2

EMOLUMENTOS

CANDIDATURA EUROS
Candidatura (*) 97 €
Reingresso 79 €
Mudança de Par Instituição/Curso 79 €

* Isento para Alunos do Grupo Lusófona

MATRÍCULA & INSCRIÇÃO EUROS
Matrícula & Inscrição 160 €
Seguro Escolar 40 €

 

ALUNOS EXTERNOS EUROS
Taxa de Registo de Aluno Externo 125 €
Taxa de Renovação de Aluno Externo 175 €

PROPINAS

Curso Prestação Mensal
Educação Pré-Escolar 286 €

Propina Mensal é paga em 11 prestações de setembro a julho no 1º ano e em 6 prestações de setembro a fevereiro no 2º ano;

Clique no botão para consultar a tabela completa:

Propinas & Emolumentos

Os alunos dispõem de 7 dias úteis após a data de inscrição para solicitar benefícios educacionais ao abrigo de protocolos.

Titular de Curso Superior

Titulares de uma Licenciatura em Educação Básica que queiram frequentar o Mestrado.

Terminei a Licenciatura em Educação Básica numa Instituição do Grupo Lusófona:

Formulário de Candidatura

Nunca Frequentei uma Instituição do Grupo Lusófona:

Formulário de Candidatura

Consulte aqui o Calendário de Candidaturas.

Condições de Acesso

Titulares da Licenciatura em Educação Básica em conformidade com artigo nº 2 do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

É condição geral de ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Educação Pré-Escolar o domínio, oral e escrito da língua portuguesa e das regras gerais de argumentação lógica e crítica da língua portuguesa, de acordo com os termos do artigo nº 17º do Decreto-Lei n.º 79/2014 de 14 de maio.

Documentos a Entregar

Pode submeter os documentos no formulário de candidatura online. Os mesmos poderão ser entregues posteriormente nos nossos serviços académicos ou enviados por correio.

 CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES de conclusão da Licenciatura em Educação Básica
Original ou cópia autenticada
 CURRICULUM VITAE
Datado e assinado, com a indicação do seu percurso escolar e profissional (em duplicado)
 DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO
Cartão de cidadão ou bilhete de identidade

Calendário de Candidaturas

Consulte aqui o Calendário de Candidaturas.

Matriz das Provas de Ingresso

Clique aqui para consultar a matriz das provas de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de Mestre de Habilitação para a Docência.

Aluno Externo (Ano Zero)

O Aluno Externo é todo o cidadão que se inscreve em cursos, unidades curriculares ou módulos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Os alunos que não terminaram o ensino secundário podem frequentar unidades curriculares dos diferentes cursos disponibilizadas de acordo com Regulamento de Admissão de Alunos Externos.

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O sucesso dos nossos alunos é a razão pela qual continuamos a investir na excelência pedagógica.

Testemunhos

No ano letivo de 2012/13 terminei o Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação Almeida Garrett. A Educadora que hoje sou é fruto do que aprendi com os excelentes docentes, que ainda hoje são um pilar da minha acção educativa.
Pouco tempo depois de terminar o curso arranjei emprego no local onde ainda me encontro com contrato sem termo (efetiva).
Valeu a pena ter mudado para a ESE Almeida Garrett e aí ter completado a minha formação.
Rita Almeida Vitorino
Rita Almeida Vitorino
Diplomada do Mestrado em Educação Pré-Escolar

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