“As Mulheres de Puccini”, pelo Professor Pedro Miguel Nunes

As Mulheres de Puccini - Pedro Miguel NunesEstá a decorrer, até ao final do ano de 2018, um Programa de Investigação na Rádio Antena 2 – Rádio Nacional Clássica – cuja autoria, elaboração, narração, estrutura e concepção é totalmente de um docente da ESE Almeida Garrett: o Professor Pedro Miguel Nunes. Este programa, composto por 13 episódios, procura, de uma forma bastante pedagógica e articulada, aproximar o Público da Ópera, através de uma identificação dramático-musical com onze personagens femininas das óperas de Puccini. Pretende-se, assim, um melhor entendimento de algumas das maiores obras de arte do Mundo Lírico, num crescente formativo, através de uma visão sintética, objectiva e abrangente das óperas deste famosíssimo compositor.
O Programa “As Mulheres de Puccini” vai para o ar todos os Domingos às 22h, com repetição às Quartas-feiras às 13h e aos Sábados às 17h. Para todos os interessados que queiram ouvir os programas anteriores, podem fazê-lo directamente no Youtube em: www.youtube.com/voxangelis

O Professor Pedro Miguel Nunes, além de docente de Expressão Musical (e todas as suas variantes) na Escola Superior de Educação Almeida Garrett é, também, Investigador, leva a cabo um Pós-Doutoramento em Música num dos mais importantes Centros de Investigação Musicológica em Portugal – o CESEM – bem como é, ainda, Cantor Solista, Produtor Musical, Gestor Cultural e Manager de um leque enorme de aclamados artistas nacionais e internacionais.

O Programa “As Mulheres de Puccini”, composto por treze episódios, aborda não só a vida pessoal do compositor, as óperas e a sua relação conturbada e apaixonada com as mulheres, como também onze personagens a que Puccini deu musicalmente vida, obcecado que era pelo universo feminino. Os primeiros dois episódios – focados na vida do compositor – centram-se na relação com as mulheres e constituem, também, um meio de dar ao conhecer ao grande público a sua música instrumental. Os restantes onze episódios condensam onze personagens femininas de destaque – Turandot, Suor Angelica, Floria Tosca, Magda de Civry, Musetta, Liú, Manon Lescaut, Tigrana, Butterfly, Minnie e Mimi. Deliberadamente, deixa-se de lado os aspectos composicionais e interpretativos para se focar, mais, nos aspectos dramáticos com vista a uma identificação e relação imediatas entre o ouvinte e a própria personagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *