IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação

 

O IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações decorreu nos passados dias 9 e 10 de abril no auditório da Escola Superior de Educação Almeida Garrett. No ano em que a Escola completa os seus 26 anos de existência, o Encontro contou com a participação de investigadores oriundos de Angola e do Brasil, cimentando assim o seu caráter internacional.

A Diretora da Instituição, Professora Doutora Maria Manuela Abreu da Silva, salientou a importância deste evento anual, onde a comunidade educativa, e investigadores convidados, têm a oportunidade de apresentar e debater os mais recentes resultados de investigação, e sublinhou a relevância que a Escola tem atribuído à investigação, e o caminho percorrido pelo Centro de Investigação desde que foi criado em 2004, após o que se deu início à apresentação dos trabalhos de investigação.

Na sessão de abertura interveio o Professor Doutor Anil Vila, Investigador do Instituto Superior Politécnico de Humanidade e Tecnologias – ISUPE EKUIKUI II, de Angola, que apresentou a conferência de abertura “A utilização de portfólio na prática pedagógica da formação de professores em Angola”. A sua intervenção estimulou um debate vivo e amplamente participado onde foram levantadas múltiplas questões. No segundo dia do Encontro foi apresentada a comunicação das investigadoras brasileiras Odalice de Castro Silva e Keila Vieira “Espaços de Leitura: cânones e bibliotecas”.

Durante os dois dias do evento foram apresentadas catorze comunicações orais, decorrentes de trabalhos de investigação relativos à formação de professores e educadores e à intervenção social e educacional, destacaram-se as  temáticas relacionadas com as práticas pedagógicas; a didática e o ensino da matemática; a didática e o ensino da linguística e da literatura; a educação alimentar infantil e juvenil; a psicologia; literatura e linguística portuguesa; a utilização das expressões plástica e musical nas Necessidades Educativas Especiais; expressão plástica na formação de professores e educadores; a intervenção social e educativa.

À semelhança do que aconteceu no Encontro anterior, houve duas sessões de apresentação de pósteres elaborados por alunos da Escola, e doutras instituições sob a supervisão dos Docentes. Os pósteres expostos abordaram temáticas relacionados com o ensino da matemática, da educação ambiental com recurso a Ensino Experimental das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, das artes performativas e da intervenção social.

Em conclusão, o IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações da Escola Superior de Educação Almeida Garrett, que decorreu nos dias 9 e 10 de abril de 2019, contribuiu de forma significativa para a disseminação dos resultados de investigação de docentes/investigadores, que se dedicam diariamente à formação de professores e educadores, e técnicos de intervenção social, e contribuiu para uma mais forte integração dos estudantes na investigação orientada. A ESE Almeida Garrett promoveu assim a divulgação do conhecimento e contribuiu para a melhoria da educação, do ensino, da formação de professores e de educadores, e técnicos de intervenção social, e para o desenvolvimento, nas áreas de atuação da Escola. Este evento, constituiu mais uma demonstração do compromisso e empenho da Instituição no desenvolvimento do conhecimento, e na melhoria das práticas em educação e ensino.

 

Programa do Evento

Dia 9 de abril de 2019

9:30 Recepção aos Participantes
9:45 Sessão de Abertura
10:00 A utilização de portfólio na prática pedagógica da formação de professores em Angola
Anil Vila
10:30 A utilização de edulcorantes em alimentos utilizados por crianças e jovens
Maria Manuela Silva
10:50 A Criatividade no Desenvolvimento Cognitivo dos Bebés
Ana Bela Silva
11:10 1ª Sessão de Pósteres
11:40 Inclusão/Pedagogia Inclusiva a quanto Obrigas
Alda Leal
12:00 A Música e os seus efeitos benéficos no trabalho pedagógico com crianças com necessidade educativas especiais
Pedro Miguel Nunes
12:20 Intervenção socioeducativa e sociocomunitária como instrumentos de redução, extinção e prevenção de riscos e perigos de desastre e calamidade
Fernando Oliveira Pereira
12:40 Alimentos Biofortificados – impactos sociais na alimentação das populações e das comunidades
Karliana Oliveira
13:00 Debate
13:30 Encerramento da Sessão

 

Dia 10 de abril de 2019

9:50 Abertura
10:00 Gaps and discontinuities in mathematics learning opportunity
Manuel Loureiro
10:20 Compreensão da medida da grandeza área numa turma de 2.º ano
Andreia Cristina Alves e Graciosa Veloso
10:40 O Rendimento Leitor dos alunos do 1º CEB e a relação com os hábitos Leitores das suas famílias
Carla Sousa
11:00 Viajando com a Literatura Infantil: diálogo entre culturas
Arcângela Carvalho
11:20 2ª Sessão de Pósteres
11:50 Espaços de Leitura: cânones e bibliotecas
Odalice de Castro Silva e Keila Vieira
12:10 A geometria na expressão plástica: história e didáticas
Ana Pessanha e Ana Sousa
12:30 Meditação Transcendental em Escolas Públicas Portuguesas – ERASMUS+: Projetos EUROPE e FRIENDS (2015-2019)
Roque Antunes
12:30 Debate
13:00 Encerramento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *