Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 7
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 196 horas
Tempo de Contacto: 67,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

I – Linguagem e conhecimento linguístico

  1. Língua, conhecimento da língua e uso da língua;
  2. Propriedades distintivas da linguagem humana.
  3. A língua como fenómeno biológico e cognitivo;
  4. A aquisição da linguagem e o conhecimento linguístico dos falantes.
    1. Definição de língua materna: diferentes situações de aquisição
  5. Interferências na aquisição e desenvolvimento da linguagem oral

II – Aquisição e desenvolvimento linguísticos

  1. Caracterização do conhecimento linguístico dos falantes:
    1. O conhecimento fonológico
    2. O conhecimento morfológico
    3. O conhecimento lexical
    4. O conhecimento sintático
    5. O conhecimento semântico
  2. Desenvolvimento linguístico e língua materna
    1. Aquisição precoce e aquisição tardia

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Identificar conceitos sobre o processamento da aquisição de uma língua.
  • Identificar as diferentes fases de aquisição da linguagem na infância.
  • Explicar as relações entre desenvolvimento linguístico, consciência linguística e explicitação de conhecimento linguístico na criança
  • Analisar conceitos sobre aquisição da linguagem
  • Discriminar as propriedades universais e específicas da língua
  • Refletir sobre a importância e a especificidade do fenómeno da linguagem humana.
  • Refletir sobre conjuntos de dados relativos à aquisição do português.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia adotada contemplará aulas expositivas, acompanhadas de diversos exemplos, que deverão ser discutidos. As aulas teóricas têm um caráter essencialmente expositivo e servem para introduzir os conceitos que serão explorados em aulas práticas, nas quais os alunos aplicarão e consolidarão os seus conhecimentos

Para a aplicação dos conhecimentos adquiridos, os alunos deverão elaborar comentários críticos a textos indicados pelo professor. Ter-se-á a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas constituirão estratégias preferenciais. A avaliação é feita em função de duas provas presenciais que ocorrerão no meio e no final do semestre (80%). Haverá ainda a ponderação de outros elementos de avaliação resultantes da participação em aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e trabalhos realizados em aula) 20%.

Bibliografia principal

Costa, J. & Ana Santos (2003) A Falar como os Bebés. O Desenvolvimento Linguístico das Crianças. Lisboa: Ed. Caminho.

Duarte, I. (2008) O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: ME/DGIDC.

Duarte, I., M. Colaço, M. João Freitas & A. Gonçalves (2011) O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Lexical. Lisboa: ME/DGIDC.

Freitas, Mª J, D. Alves & T. Costa (2007) O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Fonológica. Lisboa: ME/DGIDC.

Freitas, Mª João, A. Gonçalves & I. Duarte (org.s) (2011) Avaliação da Consciência Linguística. Aspectos Fonológicos e Sintácticos do Português. Lisboa: Ed. Colibri.

Gonçalves, F., Paula Guerreiro & M. João Freitas (colaboração de Otília Sousa) (2011) O Conhecimento da Língua: Percursos de Desenvolvimento. Lisboa: ME/DGIDC.

Sim-Sim, I. (1998) Desenvolvimento da Linguagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.



[mc4wp_checkbox]