Ciências Experimentais na Escola

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 4
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 112 horas
Tempo de Contacto: 45 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Ensino Precoce de Ciências e Educação para a Ciência
  2. Atividades. Experimentais no Pré-escolar e no Ensino Básico
    1. Protocolos experimentais adequados ao Pré-Escolar e ao 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
    2. Materiais e equipamentos utilizáveis
    3. Materiais de “baixo custo”
    4. Substâncias utilizáveis
    5. Segurança
  3. Experiências exequíveis no Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
    1. Preparação de cristais de cloreto de sódio com corantes alimentares
    2. Estudo da constituição cores primárias e secundárias por cromatografia
    3. Estudo da composição ar por oxidação de lã de aço
    4. Estudo da composição ar através de combustão
    5. Experiências sobre as caraterísticas da água
    6. Prova experimental de que as plantas bebem
    7. Simulação de um vulcão e verificação de produção de CO2
    8. Miscibilidade, imiscibilidade
    9. Densidade de diferentes materiais
    10. Observação linhas de força de campos magnéticos
    11. Outras experiências
  4. Construção de maquetas interactivas de simulação de fenómenos naturais
    1. Ciclo da água
    2. Sistema solar
    3. Simulação de sismos
    4. Outras maquetas

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Esta Unidade Curricular deve permitir ao futuro docente, do Pré-Escolar e do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, adquirir conhecimentos, competências e procedimentos referentes às técnicas laboratoriais mais correntes em laboratórios de ensino básico; adquirir conhecimentos e competências relativas a atividades experimentais exequíveis em Escolas do Ensino Básico;

O aluno deverá ficar apto a:

  1. adaptar materiais de “baixo custo” a uso laboratorial;
  2. pesquisar e implementar, atividades experimentais que interpretem fenómenos naturais ou que demonstrem conteúdos programáticos do 1º e 2º ciclo do ensino básico
  3. conceber experiências e protocolos experimentais adequados;
  4. conceber maquetas interativas de simulação de fenómenos naturais, que apliquem competências transversais, e proporcionem a compreensão e “visualização” de fenómenos naturais.

Estas, competências, e conhecimentos, proporcionam-lhe o ensino experimental das ciências e a educação para a ciência das crianças

Metodologias de ensino e avaliação

A Unidade Curricular assenta numa forte componente prática/laboratorial, com a realização de diversas atividades laboratoriais/experimentais exequíveis no pré-escolar, no 1º e no 2º Ciclo do Ensino Básico, e na construção de maquetas interativas de simulação de fenómenos naturais.

Também é privilegiada a orientação tutorial, para a elaboração de protocolos experimentais adequados, aos níveis de Educação e de Ensino para que se destinam.

As regras de avaliação definidas para esta unidade curricular estão de acordo com o previsto nos Estatutos da ESE Almeida Garrett e estruturam-se da seguinte forma:

  1. Participação ativa dos alunos nas atividades letivas, nomeadamente nas atividades experimentais, e construção de maquetas interativas de simulação de fenómenos naturais (10%);
  2. Protocolos experimentais, das atividades laboratoriais, adequados aos vários ciclos de ensino (25%).
  3. Provas de avaliação de competências e conhecimentos (65%)

Bibliografia principal

Abreu Silva, M., Albino, J, Silva, P (2011) Ensino Experimental das Ciências e Educação em Ciência no 1ºCEB e no Pré-Escolar. Um projeto de Supervisão Pedagógica de atividades laboratoriais e (…)QI e Moodle, Cadernos de Investigação Aplicada nº5.

Abreu Silva, M.(2009)“Ensino Experimental das Ciências–(…) atividades para Educadores e Professores do 1º CEB”, Cadernos de Investigação Aplicada nº 3,23-33.

Abreu Silva Silvestre, M., (2007) Segurança Laboratório Ensino. Cadernos Investigação Aplicada nº1 Reflexões sobre o Ensino. Ciências,59–67

Abreu Silva Silvestre, M. Lidon (2007) A Química no Quotidiano, Cadernos Investigação Aplicada nº1 Reflexões sobre o Ensino. Ciências,69-76

Pombeiro(2003)Técnicas e Op.(…)Lab.,4ªed.Ed.F.C.Gulbemkien.

Cachapuz, A et al(2002)Ciência,Ed.em Ciência e Ensino das Ciências.ME

Cachapuz (2006)Melhorar os Ensino das Ciências.Dossier,UAEd

Veiga, M. et al (2009) Despertar para Ciências Actv. 3-6anos, ME

Sá,J (2002)Renovar as Páticas no 1ºC(…)Ciências Nat. Porto Ed

Sherwood,et al Mais Ciência para Crianças, PiagetEd

Menezes,Curto(1996)Téc.L.Q.,Lisb Ed

Costa (2009)” Atividades Experimentais para 1º ciclo” Areal Ed

Martins,I et al(2007) Ed. em Ciências e Ensino Exp. For.Prof.MEed

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