Conceitos Básicos de Geometria

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 7
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 196 horas
Tempo de Contacto: 60 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

CAPÍTULO 1 – Triângulos

  1. Definição, Elementos de um Triângulo e Classificação
  2. Teoremas Fundamentais
  3. Proporcionalidade e Semelhança
  4. Teorema de Pitágoras
  5. Exercícios

CAPÍTULO 2 – Outras figuras planas

  1. Definição de Polígono e Quadriláteros Notáveis
  2. Elementos de um Polígono
  3. As Cónicas
  4. Definição de Área e Cálculo de Algumas Áreas
  5. Exercícios

CAPÍTULO 3 – Algumas figuras no espaço

  1. Definição de Poliedro e Elementos de um Poliedro
  2. Poliedros Notáveis – Teorema de Euler
  3. Sólidos de Revolução
  4. Definição de Volume e Cálculo de alguns Volumes
  5. Exercícios

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Percecionar e visualizar no plano e no espaço;
  • Reconhecer as figuras planas e espaciais, saber as suas definições e propriedades e saber calcular, as suas áreas e volumes;
  • Identificar triângulos semelhantes e utilizar este conhecimento para a resolução de problemas geométricos;
  • Conhecer os teoremas fundamentais da geometria, as suas representações e utilidades.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas desta Unidade Curricular têm um carácter iminentemente teórico-prático. Privilegia-se uma metodologia de trabalho construtivista e reflexiva baseada na resolução de problemas individualmente ou em grupo e no questionamento constante entre professor e aluno. A organização da disciplina está feita de modo a contemplar: instrução direta; participação individual ou em grupo; análise e discussão de documentos individualmente ou em grupo e apresentações escritas e orais. A Avaliação da disciplina será feita através da realização de testes ao longo do semestre. Da média aritmética destes testes resulta a nota final do aluno.

Caso a nota final seja igual ou superior a 9,5 valores o aluno terá aproveitamento na disciplina, caso contrário o aluno será admitido a exame.

Bibliografia principal

ARAÚJO, P. V., – Curso de Geometria, Gradiva, 2002.

COXETER, H. S. M. – Introduction to Geometry, John Wiley & Sons, 1989.

HILBERT, D. – Fundamentos da Geometria, Gradiva, 2003.

JACOBS, H. R., – Geometry, Freeman, 1986.

OLIVEIRA, A. J. F. de – Geometria Euclidiana, Universidade Aberta, 1995.

Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, H., Oliveira, P., Geometria e Medida no Ensino Básico, Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2011) (pode ser obtido no site http://area.dgidc.min-edu.pt/materiais_NPMEB/070_Brochura_Geometria.pdf

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