Didática da História e da Geografia

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 30 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Didática objectivo de Estudo Ensino–Aprendizagem
    1. Teorias da aprendizagem – Modelos
    2. Como organizar as aprendizagens;
    3. Motivação – processos metacognitivos;
    4. O aluno como construtor da sua aprendizagem;
    5. O docente reflexivo
  2. Objectivos de aprendizagem num quadro das Ciências Sociais – História e Geografia
    1. Métodos de investigação em Didáctica da História e da Geografia
    2. Epistemologia em História e Geografia
  3. Os meios e técnicas– os novos domínios de transmissão do saber
  4. A construção de progressões metodológicas
    1. Estruturar e planificar as aulas em função do quadro socio/geográfico;
    2. Construção de suportes pedagógicos;
    3. Exercícios de avaliação.
  5. A avaliação em História e em Geografia
    1. Modalidades diversas de avaliação

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Proporcionar uma aprendizagem ancorada na investigação e na prática. Ajudar os discentes a construírem o seu conhecimento juntando o prefixo “socio” significando que a actividade intelectual se exerce sempre através de suportes (livros, sites da Web, museus e de experiências vivenciais).

A didatica como fonte de pensamento, de método para as escolhas apropriadas no ensino da História e da Geografia e de um meio para criar práticas e reflexões pedagógicas.

Procura-se formar alunos reflexivos e autónomos capazes de criarem os seus próprios projectos atendendo a um saber holístico envolvendo outras disciplinas num trabalho colaborativo.

Aprender a complexidade do real, compreendê-la e usá-la construtivamente.

Metodologias de ensino e avaliação

Integrando teoria e prática procura-se preparar um projeto de investigação, de elaborar hipóteses, de cruzar vários conhecimentos. Acentua-se essencialmente a recolha de informação (em documentação variada; em observação de aulas). Construção de ferramentas pedagógicas e sua aplicação.

A avaliação tem por base a assiduidade, a participação ativa nas aulas e a elaboração de trabalhos individuais, que serão aplicados nas aulas de estágio atendendo às características de cada ambiente escolar acompanhados da reflexão correspondente.

Bibliografia principal

Alves (2007) A construção do conhec.hist.a partir das atividades propostas pelos manuais:estudo com alunos do 2°CEB.T.Mestrado.U.Minho

Barca (2007) Investigar em Ed.(…) práticas de ensino,Revista Port.de Hist.,n°39(53-66)

DELMAS, STARY. (2007) Croquies et schémas Géographie. Paris

GONZÁLEZ, R. (2006) Nuevas Tec. Aplicadas a la Didáctica de la Geog.:(…)Goog.E.comu.III Cong.Ibérico

GOMES, (2006) Potencial Didáctico dos SI Geog.no Ensino da Geog., D.Mestrado,ISEGI-UNL

Schmidt (2009) Literacia hist.(…)ensino da Hist.In IISeminárioE.H–Os Desafios Educ.Hist.na Soc.do Séc.XXI.

(2006) nº396, historiens et geog.Dossier:Didactique de l’Histoire(..) Professeurs d’Histoire et de Geog.

MARSDEN (2004) The School Textbook Geography, History S. Studies

Mével.Y , Tutiaux Guillon(2013) Didactique et enseignement de l’histoire-geographie au college et au lycée. Paris.Publibook

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