Didática do Português

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 3
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 30 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Conceitos de didática e de pedagogia
    1. Especificidade da Didática do Português
  2. Competência de linguagem – noções teóricas
    1. Competência gramatical, textual e sociolinguística
  3. Oralidade
    1. Formação da consciência fonológica: fonema, sílaba, palavra, frase.
  4. Leitura
    1. Aquisição do oral e a sua importância para a aprendizagem da leitura.
    2. Métodos e opções metodológicas para desenvolver esta competência
  5. Escrita
    1. Modelos processuais e modalidades
    2. Ortografia e pedagogia do erro
  6. Gramática
    1. Importância do ensino da gramática
    2. Gramática explícita versus gramática implícita – problemas didáticos
  7. Avaliação
    1. Finalidades, modalidades e instrumentos de avaliação
    2. Auto e a heteroavaliação
  8. Materiais didáticos
    1. Papel do manual no ensino do Português
    2. Materiais auxiliares no processo de ensino-aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Refletir sobre a incidência de diferentes domínios científicos na construção do conhecimento pedagógico no ensino do Português.
  • Reconhecer e aplicar modelos de escrita e de leitura que proporcionem aquisição das competências de autocontrolo e de desenvolvimento dos alunos.
  • Analisar a importância da transversalidade do Português enquanto instrumento de aprendizagem.
  • Avaliar, com base na reflexão e de forma crítica, os materiais disponíveis no exercício da atividade pedagógico-didática.
  • Aplicar o “saber” e o “saber fazer” bem como o “saber ser” na gestão dos processos de ensino e de aprendizagem.
  • Construir materiais didáticos.

Metodologias de ensino e avaliação

Ao longo da aprendizagem, ter-se-á a preocupação de desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas constituirão estratégias preferenciais. Trabalha-se, deste modo, a um duplo nível de conhecimento: ao nível dos saberes práticos e instrumentais e ao nível dos saberes teóricos estruturantes.

Alguns dos recursos utilizados assentarão no estudo e análise de textos diversificados, orais e escritos. Nas aulas práticas, desenvolver-se-ão trabalhos práticos de consolidação dos conhecimentos sobre funcionamento da língua e de receção, análise e produção textuais.

No final do semestre, os alunos deverão proceder à apresentação de um Portfólio, sendo a sua avaliação baseada na sua concretização e qualidade das reflexões e materiais propostos.

Bibliografia principal

AMOR, Emília, Didáctica do Português – Fundamentos e Metodologias Texto Editora, 2001.

AZEVEDO, Flora, Ensinar e Aprender a Escrever – Através e para além do erro, Porto Editora, 2000.

Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais, , Ministério da Educação, 2001.

DUARTE, Inês, Língua Portuguesa. Instrumento de Análise, Universidade Aberta, 2000.

DUARTE, Isabel Margarida, Gavetas de Leitura. Estratégias e materiais para uma pedagogia da leitura, Edições Asa, 2002.

GIASSON, Jocelyne, A Compreensão na Leitura, Edições Asa, 2000.

PEREIRA, Mª Luísa Alvares, Escrever em Português – Didácticas e Práticas, Edições Asa, 2000.

PERRENOUD, Philippe, Avaliação: da Excelência à Regulação das Aprendizagens – Entre duas lógicas, Trad.

Patrícia Chittoni Ramos, Artemed Editora, 1999.

REBELO, Dulce et alii, Fundamentos da Didáctica da Língua Materna,Universidade Aberta, 2000.

REIS, Carlos e José Victor Adragão, Didáctica do Português, Universidade Aberta, 1990.

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.



[mc4wp_checkbox]