Expressão Dramática

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 4
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 112 horas
Tempo de Contacto: 45 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Etimologia da palavra drama.
  2. Etiologia da Expressão Dramática.
  3. O jogo como trabalho da criança.
  4. Distinguir Teatro de Expressão Dramática.
  5. Objetivos da expressão dramática (individuais e sociais) na formação do educador/professor e do educando.
  6. Contextualização da Expressão Dramática na esfera duma “Pedagogia Ativa”, distinta da “Tradicional”.
  7. A importância do som, cor e movimento, no cenário dramático, como ingredientes naturais do espetáculo, na sua dimensão pedagógica.
  8. Conceitos primários de relação “dança/drama”.
  9. Abecedário da linguagem mímica, na sua vertente dialética.
  10. A criatividade num mundo global e urbanizado.
  11. O corpo e a voz como instrumentos de Expressão.
  12. O Jogo Dramático.
  13. Jogos tradicionais.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Identificar objetivos da expressão dramática na formação do educador/professor e do educando.
  • Exprimir-se através do jogo dramático e da dramatização;
  • Utilizar de forma funcional o aparelho fonador, através da expressão vocal;
  • Utilizar a linguagem verbal dentro do contexto dramático;
  • Aplicar a capacidade dramática numa perspetiva interdisciplinar, em situação de jogos de movimento;
  • Utilizar a linguagem dramática dentro de situações pedagógicas vivenciadas e desinibidoras

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas e práticas. Métodos ativos de aprendizagem: pesquisa orientada, atividades de análise, síntese e aplicação de conceitos. Seminários temáticos.

Avaliação contínua: 1) elaboração de um portefólio: de atividades desenvolvidas em grupo; realização de atividades de aprofundamento através de pesquisa / trabalho de campo individual. Exposição em contexto de sala de aula do trabalho de campo individual e das actividades de pesquisa desenvolvidas em grupo. A classificação final é expressa no intervalo da escala de 0 a 20 valores.

Bibliografia principal

Oliveira (1997). Didáctica do Teatro. Coimbra: Livraria Almedina;

Laudier, J-C; Barrett, Y. (1994). Expressão Dramática e Teatro. Lisboa: Ed. Asa;

Lenhardt, P. (s/d). A Criança e a Expressão Dramática. Lisboa: Ed. Estampa;

Ryngaert, J.P. (1981). O Jogo Dramático em Meio Escolar. Coimbra: Centelha;

Sousa, A. B. (1980). A Expressão Dramática. Básica Editora.

Nicholson, H, Theatre and Education, Palgrave Macmillan (2009)

Jackson, A., Learning Through Theatre: New Perspectives on Theatre in Education, Routledge (1993)

Boal, A., Actors and Non-Actors (2002)

Jackson, A., Vine, C. (Ed.), Learning Through Theatre: The Changing Face of Theatre in Education, Routledge (2013)

Jackson, A., Theatre, Education and the Making of Meanings: Art or Instrument?, Manchester University Press (2007)

Wooster, R., Contemporary Theatre in Education, Intellect (2013)

Landy, R:, Montgomery, T;, Theatre for Change: Education, Social Action and Therapy, Palgrave Macmillan (2012)

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.

[mc4wp_checkbox]