Expressão Motora

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 4
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 112 horas
Tempo de Contacto: 45 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Sim

Conteúdos Programáticos

  1. O desenvolvimento e a necessidade do movimento
  2. O desenvolvimento, crescimento e a maturação
  3. As diferenças entre maturação, aprendizagem e adaptação biológica
  4. O desenvolvimento motor: as capacidades coordenativas e as capacidades condicionais
  5. As fases sensíveis
  6. O modelo de situações pedagógicas em motricidade infantil: situação de ensino através da atividades livres de exploração do meio e do ensino dirigido
  7. Indicadores de Desenvolvimento

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Os objetivos e as competências a desenvolver (parte prática):

  • Demonstrar um nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas;
  • Desempenhar ações motoras básicas das habilidades gímnicas e dos jogos;
  • Aplicar regras de cooperação com os companheiros nos jogos;
  • Aplicar normas de gestão de espaços e materiais para a prática de atividades físicas;

Os objetivos e as competências a desenvolver (parte teórica):

  • Identificar a importância do movimento no ser humano;
  • Reconhecer o desenvolvimento motor da criança.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade terá uma carga horária de quatro horas semanais, alternando as aulas práticas com as aulas teóricas. As aulas práticas envolvem a prática de situações de ensino, utilizando estratégias de supervisão.

Cada aluno lecionará uma aula prática que será avaliada pelo professor e o plano de execução da mesma terá de ser entregue na aula anterior.

Quanto à avaliação, o módulo teórico corresponde a 50% da nota final e o módulo prático ao restante. O módulo teórico é avaliado numa única prova escrita, enquanto que o módulo prático é avaliado com base na prática pedagógica (25%), e no relatório de análise pedagógica (25%).

Os alunos que obtiverem nota inferior a 7,5 valores em qualquer dos módulos serão propostos para a realização de um exame final.

Bibliografia principal

Rosado, A. Mesquita (2009). Pedagogia do Desporto FMH

bento, J. (1998). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte

Bento, J.; Garica, R, Graça, A., (1999). Planeamento e Avaliação em Educação Física. Livros Horizonte

Ferreira Neto, Carlos Alberto (1995) Motricidade e Jogo de Infância: Editora Sprint

Pedagogia do Desporto – Instrumentos de Observação Sistemática da Educação Física e Desporto. Edições FMH

Pedagogia e Didática – Motricidade Infantil. Documento de Apoio ao curso promovido pela FMH e pela APEF (1993)

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