Expressão Musical II

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 8
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 224 horas
Tempo de Contacto: 75 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. O Som Musical e o Fenómeno da Audição;
  2. Importância e Influência do Som Musical no comportamento Humano; em geral e no desenvolvimento da criança em particular;
  3. A Música como estratégia e ferramenta do Educador/Docente;
  4. O processo de ensino/aprendizagem em música, com principal destaque para as principais correntes pedagógicas musicais dos séculos XX e XXI: Dalacroze, Orff a Paynter e Schafer;
  5. Dimensões de aprendizagem musical no seu enquadramento curricular, etário e educativo;
  6. O ensino da Música em Portugal: Expressão Musical no âmbito de uma Educação Regular e Escolar:
  7. A promoção, desenvolvimento, planificação e execução de atividades musicais para diferentes níveis de ensino.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Compreender o papel da Música no processo de Desenvolvimento da Criança e da vivência e a prática musicais como forma de potencializar e intervir no seu desenvolvimento;

Adquirir conhecimentos teóricos e práticos, conceitos e processos informadores das práticas educativas recorrendo à prática/expressão musical e da integração desta em contextos educativos;

Conhecer e compreender um conjunto de conceitos e técnicas educativas especificas da Expressão Musical tendo em conta a diversidade dos contextos curriculares a que se destinam, nomeadamente o Pré-Escolar e o 1º e 2º anos do ciclo do ensino básico;

Incrementar a capacidade de pesquisar, analisar e selecionar produtos musicais para fins específicos com vista à promoção das capacidades de criatividade da comunicação e da ludicidade através e com a música;

Produzir propostas de atividades musicais passíveis de serem apresentadas publicamente enquadradas em temáticas e faixas etárias diferenciadas.

Metodologias de ensino e avaliação

São privilegiadas as metodologias ativas de envolvimento direto dos alunos, através da abordagem dos diversos temas partindo de trabalhos individuais e/ou grupo, potenciadores da reflexão e debate, tendo como base o desenvolvimento musical da criança – em contexto escolar e/ou não escolar – através da prática de produtos musicais.

O processo avaliativo visa a produção de evidências diversificadas: recensões, sínteses escritas e orais, trabalhos de pesquisa, relatórios (20%); atividades práticas musicais (30%) realizadas em estreita articulação com o desenvolvimento curricular da disciplina numa ótica de melhoria das aprendizagens e na avaliação dos trabalhos finais (50%) desenvolvidos em pequenos grupos que serão apresentados em sala de aula.

Bibliografia principal

Levitin, D., This is Your Brain on Music: Understanding a Human Obsession, Atlantic Books, 2008.

Mannes, E., The Power of Music: Pioneering Discoveries in the New Science of Song, Walker & Company, 2011.

Mills, J., Music in the Primary School (Oxford Music Education). Oxford University Press, 2009.

Minto, D., Classroom Gems: Games, Ideas and Activities for Primary Music. Longman, 2009.

Sousa, M., Metodologias do ensino da música para crianças. Edições Gailivro,1999.

31/10/13 NCE/13/00861 — Apresentação do pedido – Novo ciclo de estudos www.a3es.pt/si/iportal.php/process_form/print?processId=3b265e1e-7424-67e8-75cf-5257c2a8521c&formId=21a8abbc-f532-20ec-46ec-52580aad14b2 87/136

Torres, R., As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Caminho, 1998.

Mills, J., Music in the School (Oxford Music Education), OUP Oxford (2005)

Mills, J. ,Music in the Primary School (Oxford Music Education),OUP Oxford (2009)

Minto, D., Classroom Gems: Games, Ideas and Activities for Primary Music, Longman (2009)

McPherson, G. (Ed), The Child as Musician: A handbook of musical development, OUP Oxford (2006)

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.



[mc4wp_checkbox]