Iniciação às Metodologias de Investigação Educacional

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 4
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 112 horas
Tempo de Contacto: 37,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Investigação e pesquisa em Educação.
    1. Papel da investigação.
    2. Características do processo de investigação.
    3. Exigências éticas do processo de investigação.
    4. Fases do processo de investigação.
  2. Reflexão sobre os Paradigmas de Investigação em Educação.
    1. Investigação quantitativa.
    2. Investigação qualitativa.
    3. Atributos dos paradigmas quantitativos e qualitativos.
  3. Redacção/Relatório da investigação.
    1. Capítulos centrais dum relatório.
      1. Introdução.
      2. Revisão da literatura.
      3. Métodos e materiais.
      4. Resultados.
      5. Discussão e conclusão.
    2. Recomendações sobre trabalhos escritos.
      1. Esquema para apresentar um relatório.
      2. Referências bibliográficas dentro do texto (relatório), segundo as Normas da APA
      3. Regras para a organização da lista bibliográfica final (Normas APA).

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos, e futuros profissionais de educação, adotem uma postura crítica e investigativa perante os problemas colocados pelas práticas profissionais, desenvolvendo as seguintes competências de:

  1. Fundamentar o processo de reflexão e de desenvolvimento de atitudes investigativas;
  2. Compreensão da natureza da investigação educacional e dos seus objetivos;
  3. Promover a compreensão dos principais paradigmas de investigação em educação;
  4. Sensibilizar os alunos para os métodos e técnicas de investigação educativa;
  5. Fornecer instrumentos necessários e adequados à apresentação de relatórios de investigação ou à realização de outros trabalhos escritos.

Metodologias de ensino e avaliação

Como metodologias de ensino pretende-se promover o debate, o questionamento, a reflexão crítica, a capacidade de fundamentação e de argumentação. Para isso utiliza-se como metodologias a análise e comentário de textos de autores de referência, a exposição e a elaboração pelos alunos de trabalhos de síntese.

Como processo avaliativo e, em coerência, utiliza-se o modelo de Portfólio Individual onde o aluno deve apresentar como evidências de desempenho:

  • Sínteses críticas das aulas assistidas;
  • Resumo reflexivo de um tema do programa;
  • Uma prova escrita.

Bibliografia principal

Sabirón, F.(2007)Métodos de investigación etnográfica en Ciencias Sociales. Zaragoza: Mira Ed.

Aires, L.(2011)Paradigma Qualitativo e Práticas de Investigação Educacional. Lisb.: U. Aberta

Azevedo, M. (2003)Teses, relatórios e trabalhos escolares. Sugestões para estruturação da escrita 3.ª ed.).Lisb.: U. Católica.

Bell, J. (2002).Como realizar um projecto de investigação (2.ª ed.).Lisb.: Gradiva.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994).Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto ed.

Landsheere, G. (1986). A investigação experimental em pedagogia. Lisb.: D. Quixote.

Lima, M. P. (2000). Inquérito sociológico. Problemas de metodologia. Lisb.: Presença.

Quivy , R. & Campenhoudt, L. V.(1998). Manual de investigação em ciências sociais (2.ª ed.). Lisb.: Gradiva.

Silva, A. S. & Pinto, J. M. (Orgs) (2003)Metodologia das ciências sociais (12.ª ed.). Porto, Portugal: Afrontamento.

Tuckman, B. W. (2002)Manual de Investigação em Educação. Lisb-: Fundação Calouste Gulbenkian.

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