Iniciação à Prática Profissional no 1º Ciclo do Ensino Básico

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 2º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 45 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Sim

Conteúdos Programáticos

  1. Organização e Gestão da Escola: vertente organizacional – gestão de nível administrativo e pedagógico.
  2. Perfil do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico
  3. Metas de Aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico
  4. Novos Programas
  5. Planificação do Ensino/Aprendizagem
    1. Seleção e formulação de objetivos educacionais
    2. Estratégias de ensino
    3. Planificação a longo, médio e curto prazo

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

A perspetiva desta Unidade Curricular visa integrar duas realidades distintas: a teórica e a prática. Neste contexto os alunos efetuarão um processo de utilização de recursos metodológicos e teóricos em contexto real, de modo a operacionalizar todos os conhecimentos adquiridos e aplicá-los a nível organizacional, social, pedagógico e curricular.

Pretende-se, assim:

  • Promover a integração de todas as vertentes do currículo e a articulação das aprendizagens do 1º ciclo com as da educação pré-escolar.
  • Desenvolver as aprendizagens, mobilizando integradamente saberes científicos relativos às áreas e conteúdos curriculares.
  • Desenvolver processos de intervenção com professores, outros atores e grupo/turma;
  • Desenvolver atitudes e valores de cooperação que facilitem a relação pedagógica e as competências interpessoais; cidadania, participação e Inclusão
  • Selecionar e aplicar estratégias para o 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Planificar em contexto educativo
  • Promover a reflexão e o sentido crítico.

Metodologias de ensino e avaliação

Num primeiro momento as aulas são teórico-práticas e visam a transmissão dos conteúdos teóricos que dão corpo ao programa. Num segundo momento privilegia-se a preparação da prática pedagógica no 1.º ciclo (análise de relatos de práticas, planificação e construção de recursos). A componente prática da Unidade Curricular será realizada em contexto educativo (Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico). Terá o carácter introdutório à profissão docente, com observação, cooperação e intervenção educativa. No decorrer do semestre os alunos terão de observar, cooperar e realizar, pelo menos duas intervenções não assistidas e uma assistida pelo Professor Tutor. É elaborado um portefólio, desenvolvido ao longo do semestre, onde se inclui, as práticas observadas, as intervenções e reflexões.

Para a avaliação final pondera-se:

  • Intervenções/Estágio – 50%
  • Portefólio – 50%

Bibliografia principal

AFONSO, M. M., (2008), A Educação Científica no 1ºCEB s teorias às práticas. Porto Editora

BÁRRIOS, A. G., et al (2004) Criatividade, Afectividade, Modernidade, ESEL

JESUS, P. R., (2007). Criatividade: entre Teorias Psicológicas e Práticas Educativas, Reflexões vol 2, Edições Lusófonas

PESSANHA, A. M.A. (2001) Actividade Lúdica Associada à Literacia, V.9, Instituto de Inovação Educacional.

PETERSON, P.D. (2003) O Professor do Ensino Básico: Perfil e Formação, Horizontes Pedagógicos, V.101, Instituto Piaget

POSTIC, M. (2007). A Relação Pedagógica. Lisboa, Padrões Culturais Editora.

ROLDÃO, M.C. (2009). Estratégias de Ensino . Vila Nova de Gaia: Fund. Manuel Leão

SILVA, M.M.A., (2009) Ensino Experimental das Ciências: uma proposta de actividades ara educadores e professores do 1º ciclo. Cadernos de Investigação, vol 3. Edições Lusófona.

SOUSA, A.C.C., CARVALHO, A., (2008) Navegando na Intertextualidade: olhar o mar através dos textos. Cadernos de Investigação, vol 2. Edições Lusófona.

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