Iniciação à Prática Profissional no 2º Ciclo do Ensino Básico

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 168 horas
Tempo de Contacto: 120 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Sim

Conteúdos Programáticos

  1. Programa Oficial – 2º Ciclo do Ensino Básico
  2. As Metas de Aprendizagem do Ensino Básico
  3. Estratégias/Metodologias de Intervenção
  4. Preparação Didática de Conteúdos
  5. Prática de Observação e de Intervenção de Aulas

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Refletir sobre recursos pedagógicos mais adequados para implementar diferentes estratégias de ensino – Refletir sobre a prática profissional e sobre a formação da identidade profissional do professor do 2º ciclo
  • Selecionar estratégias em diferentes metodologias de planificação do ensino-aprendizagem
  • Desenvolver atitudes e valores de cooperação que facilitem a relação entre os intervenientes do processo de ensino-aprendizagem em diferentes contextos.
  • Planificar intervenções teoricamente fundamentadas
  • Aplicar estratégias em diferentes metodologias de planificação do ensino-aprendizagem.
  • Valorizar a construção de conhecimentos, a reflexão e o sentido crítico.
  • Elaborar instrumentos de avaliação da aprendizagem.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia utilizada contemplará os princípios enunciados quer na fundamentação quer nas competências.

  • A metodologia selecionada é de natureza prática. Os alunos terão parte ativa em todo o processo.
  • A avaliação bem como os respetivos critérios de realização e de classificação serão explicitados aos estudantes, pelo docente responsável, na primeira sessão de lecionação da unidade curricular.
  • Criação de Material Pedagógico (20%)
  • Portefólio de trabalhos produzidos ao longo do semestre letivo (50%)
  • Intervenções (30%)

Bibliografia principal

Alarcão, I., Tavares, J. (2003). Supervisão da Prática Pedagógica, uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2ª ed. Livraria Almedina.

Direcção Geral dos Ensinos Básico e Secundário (1991). Programa de Ciências da Natureza – Ensino Básico – 2º Ciclo (Vol. II) – Plano de Organização do Ensino – Aprendizagem. Ministério da Educação.

Galvão, C., Reis, P., Freire, S. & Faria, C. (2011). Ensinar ciências, aprender ciências: o contributo do projeto internacional PARSEL para tornar a ciência mais relevante para os alunos. Porto Editora.

Reis, P. (2010). “Análise e discussão de situações de docência” in Coleção Situações de Formação. Universidade de Aveiro.

Reis, P. (2011). “Observação de aulas e avaliação do desempenho docente” in Cadernos do Conselho Científico para a Avaliação de Professores. Lisboa: Ministério da Educação.

TRINDADE, V. (2007). Práticas de Formação. Métodos e Técnicas de Observação, Orientação e Avaliação (em Supervisão). Lisboa: Universidade Aberta.

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