Linguística e Diversidade Cultural

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 6
Tipo de unidade curricular: Opcional

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 168 horas
Tempo de Contacto: 60 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

I – Diversidade Linguística e cultural

  1. Contexto e desafio
  2. Identidade(s) e cultura(s)
  3. Cultura e Identidade cultural
  4. Culturas em Contacto
  5. Língua materna e não materna

II – Educação inter e multicultural

  1. Interculturalidade e multiculturalidade
    1. Multiculturalismo
    2. Estratégias de desenvolvimento de competências interculturais

III- Sensibilização à diversidade linguística e cultural

  1. Diversidade linguística e cultural
    1. A diversidade linguística e cultural nas sociedades atuais
    2. A diversidade linguística e cultural na realidade português.
  2. Línguas e culturas na escola
    1. Políticas linguísticas e multiculturais na educação
    2. Diversidade linguística e cultural – competências a desenvolver
    3. O ensino do Português e educação multicultural no currículo e nas práticas pedagógicas.
    4. A escola portuguesa: contextos multiculturais, linguísticos e práticas interculturais

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Conhecer a realidade europeia contemporânea de diversidade linguística e de cultura heterogénea.
  • Conhecer legislação, instituições, e organizações que promovem a educação intercultural.
  • Refletir a nova realidade europeia de diversidade linguística e de cultura heterogénea.
  • Interagir e comunicar adequadamente tendo em consideração a situação de comunicação e características pessoais, nomeadamente, linguísticas, etárias e culturais, dos interlocutores.
  • Utilizar metodologias adequadas para desenvolver atividades em que se promova o ensino do português, quer como língua materna, quer como língua não materna.
  • Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas com especial pertinência literária, linguística e multicultural.
  • Valorizar a interculturalidade e a língua enquanto património, como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.
  • Conceber projetos na área da educação linguística e intercultural.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular articulará a dimensão teórica e prática. Será privilegiada uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos estudantes. Assim, serão realizadas atividades de:

  • exposição de conteúdos
  • leitura, discussão e análise de textos;
  • apresentação e discussão de textos e trabalhos;
  • reflexão crítica a partir de visionamento de vídeo-documentários
  • conceção de um projeto na área da educação linguística e intercultural para um contexto previamente definido

A avaliação da unidade curricular resultará da classificação obtida num teste escrito a realizar durante o semestre (50%) da realização de um projeto em grupo sobre diversidade linguística e cultural na escola: sua validação na intervenção (40%) e da participação em aula (trabalhos de casa, exercícios, assiduidade e trabalhos realizados em aula) (10%).

Bibliografia principal

Ainscow, M. (coord.) (2011). Aprender com a Diversidade. Um guia para o desenvolvimento da escola. 2ª ed. Lisboa: ACIDI.

Banks, J. e Banks, C. (2002) A Educação Multicultural das crianças em Idade Pré-Escolar: atitudes raciais e étnicas e sua alteração. In, Spodek, Bernard (Org) (2002) Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Cardoso, Carlos (2006) Os Professores em Contexto de Diversidade. Porto: Profedições.

Cardoso, Carlos (Coord.) (1998-2000) Gestão Intercultural do Currículo. 1º, 2º e 3º Ciclos. Lisboa: ME – Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/Intercultural, nº 10, 11, e 12.

Ferreira, M. (2003) Educação Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta.

ILTEC (2008) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Pires, R. (2004) Migrações e Integração: teoria e aplicações à sociedade portuguesa. Oeiras: Celta.

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.



[mc4wp_checkbox]