Psicologia Educacional

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 3
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 30 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Psicologia educacional como disciplina aplicada à atividade escolar
  2. Teorias psicológicas da educação, da aprendizagem e do ensino
  3. Aprendizagem como processo de construção de representações e conceitos
  4. Aspetos psicológicos do aluno que exercem influência no processo de aprendizagem: cognitivos, afetivos, motivacionais, volitivos, personalísticos
  5. Aspetos psicológicos do docente que interferem no processo de ensino
  6. Estruturação e organização do processo de ensino e influência no processo de aprendizagem
  7. A turma como grupo de unidade psicossocial e como fator interferente no desenrolar da atividade educativo-pedagógica
  8. Abordagem psicológica da disciplina na sala de aula e no sistema escolar
  9. Problemática psicológica e psicossocial da violência escolar – bullying
  10. Abordagem psicológica e psicopedagógica do paradigma sucesso/insucesso escolar

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Objetivo geral:

Dominar conhecimentos sobre questões psicológicas do processo educacional.

Objetivos específicos:

Adquirir competências para compreender especificidades psicológicas e psicossociais inerentes ao processo educacional no âmbito dos processos de aprendizagem e de ensino e dos diversos ambientes e contextos envolventes da atividade educacional e escolar.

Competências a desenvolver:

  1. Aptidão para identificar fatores de ordem psicológica interferentes no processo de aprendizagem dos alunos.
  2. Aptidão para identificar fatores psicológicos do docente que exercem influência no processo de ensino.
  3. Capacidade de reconhecer e identificar fatores do ambiente e dos contextos envolventes da atividade educacional que influenciam o processo de ensino-aprendizagem.
  4. Competência para relacionar a estrutura e sequenciação dos conteúdos e das tarefas escolares e planificação com a facilitação ou dificultação da aprendizagem pelos alunos.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas de natureza teórico-prática apresentadas pelo docente, visando a participação dos alunos na reflexão conjunta sobre os conteúdos lecionados. Utilização de métodos de aprendizagem orientados para a construção ativa e participativa do conhecimento.

Avaliação do tipo contínuo; composta por dois momentos de avaliação presencial na forma de testes escritos com ponderação de 60% e pela elaboração de trabalhos de grupo sobre temáticas do programa seguidos de apresentação oral e discussão em sala de aula com ponderação de 40%.

Bibliografia principal

Arends, R.I. (2000). Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill.

Ausubel, D. P., Novak, J. D. & Hanesian, H. (1998). Psicologia Educacional, S. Paulo: Interamericana.

Barros de Oliveira, J.H. (2005). Psicologia da Educação Escolar: Aluno – Aprendizagem, Vol. I e Ensino, Vol. II. Coimbra: Almedina.

Hohmann, M. & Weikart, D.P. (1997). Educar a criança. Lisboa: FCG.

Minguet, P. A. (Org.) (1998). A construção do conhecimento na Educação. Porto Alegre: Artmed.

Piletti, N. (2009). Psicologia Educacional. São Paulo: Osasco.

Sprinthall, N.A. & Sprinthall, R.C. (1997). Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M. & Gomes, A. (2011). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Porto: Porto Editora.

Wood, D. (2003). Como as Crianças Pensam e Aprendem: Os contextos sociais do desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Edições Loyola

Woolfolk, Anita (2012). Educational Psychology, New York: Pearson.

Robert E. Slavin (2013). Educational Psychology: Theory and Practice. New York: Pearson.

Contacte-nos

Envie-nos por favor a sua dúvida ou questão, através do seguinte formulário.



[mc4wp_checkbox]