Relação Educativa

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 1º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 3
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 84 horas
Tempo de Contacto: 30 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  • Correntes de educação contemporânea;
  • Comunicação e relação educativa;
  • Comunicação interpessoal;
  • Comunicação educativa e interação social;
  • Relação Educativa, mediação e decisão;
  • Da comunicação interpessoal à comunicação de massas.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

Objetivos:

  • Conhecer os processos interativos e comunicacionais em geral e em particular na relação educativa;
  • Refletir sobre a relação educativa em todas as suas vertentes;
  • Analisar situações concretas, mobilizando os quadros teóricos relevantes, quer individualmente quer em grupo;
  • Desenvolver a aptidão para conceber, aplicar, analisar e avaliar soluções para problemas em contexto de sala de aula;

Competências:

  • De caracterização de condições e ambientes educacionais onde a aprendizagem se irá processar
  • De seleção de estratégias de comunicação a utilizar, tendo em conta os meios disponíveis, os contextos e os perfis da população alvo
  • De análise critica, características e do valor pedagógico e didático das situações
  • De escolha de técnicas de mediatização a utilizar, para maximizar os efeitos da comunicação educacional

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação das aprendizagens pretende-se num modelo de formação aberto e participado, cooperativo e diversificado, privilegiando a lógica formativa e a lógica contínua, com base em determinadas evidências do empenho e desempenho dos alunos, nomeadamente:

  • Trabalhos de pesquisa individual e em grupo;
  • Recensão de textos e artigos científicos de incidência na unidade curricular;
  • Teste escrito de avaliação de conhecimentos.

Bibliografia principal

Almeida, J. R. (s/d), Os valores ético-politicos, Porto: Ed. Salesianas.

Aretio, L. G. (1989), La education, teorias e conceptos, Madrid: Paraninfo.

Baptista, I. (1998), ética e educação, Porto: Universidade Portucalense.

Barreiros, J., (1996), A Turma Como Grupo e Sistema de Interacção, Porto: Porto Editora.

Castro Fonseca, A. e Seabra Santos, M.J. (2007) Psicologia e Educação, Coimbra: Ed. Almedina.

Duarte, A. M., (2012). Aprender Melhor, Lisboa: Escolar Editora.

Estrela, M. T. (1992), Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula, Porto: Porto Editora.

Fernandes, J. V. (2000), Paradigma da educação da globalização e da complexidade, Plátano.

Gomes, M. et al (1992) Como Criar uma Boa Relação Pedagógica, Ed. ASA.

Niza, S., (2012). Escritos sobre Educação, Ed. Tinta da China.

Postic, M. (1990), A relação Pedagógica, Ed. Ld. Coimbra.

Silva Pinto, M.L. (2002), Praticas educativas numa sociedade global, Porto: ed. Asa.

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