Tecnologias Educacionais

Curso da Unidade Curricular: Licenciatura em Educação Básica
Grau
: Licenciatura

Ano: 3º Ano
Duração: Semestral
ECTS: 2
Tipo de unidade curricular: Obrigatória

Língua de lecionação: Português

Total de horas de Trabalho: 56 horas
Tempo de Contacto: 22,5 horas

Pré-requisitos e co-requisitos: Não aplicável
Precedências: Não
Estágio escolar: Não

Conteúdos Programáticos

  1. Tecnologia Educacional.
    1. A sociedade de informação, as tecnologias e a educação.
    2. As diversas tecnologias em educação.
    3. Perspectivas e dimensões da Tecnologia Educacional
    4. Meios e materiais didáticos. Conceptualização e tipos.
  2. Introdução às Tecnologias educativas mediatizadas.
    1. Discurso vídeo. Caracterização e análise.
  3. O computador como media educacional.
    1. Os domínios de aplicação na educação.
    2. Meios e recursos interativos. Sistemas Multimédia.
  4. Aplicações informáticas.
  5. Avaliação de software educativo.
    1. Critérios e metodologias.
  6. Internet como recurso Educativo.
    1. Aplicações e ferramentas disponibilizadas pela Internet.
    2. Métodos e técnicas de criação de páginas Web.
  7. Trabalho de projeto. Criação de um recurso Educativo com base na técnica de criação de páginas Web.

Objetivos de Aprendizagem
(Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir)

  • Compreender os conceitos de Recurso, Técnica, Tecnologia e Tecnologia Educativa.
  • Integrar o conceito de Tecnologia Educativa no âmbito mais alargado de Comunicação Educacional.
  • Adquirir competências relativas à fundamentação e utilização de diferentes tipos de tecnologias educacionais.
  • Adquirir competências de análise crítica das características e do valor pedagógico e didático de situações, equipamentos e documentos a utilizar em contexto de comunicação educacional.
  • Adquirir competências no domínio da conceção, projeto e execução de documentos educacionais mediatizados, designadamente com características multimédia.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas organizar-se-ão em sessões teórico-práticas de:

  1. Exposição de informação e conhecimento:
    Sempre que possível, os aspetos teóricos serão relacionados com exemplos práticos da experiência docente.
  2. Discussão de temas relevantes:
    Introduzindo novos conceitos e/ou aprofundamento de conhecimentos sobre o tema em questão.
  3. Utilização de tecnologias educativas:
    As aulas centrar-se-ão em aspetos práticos inerentes à utilização da tecnologia em questão. Passa pela exploração do computador e de um conjunto de programas de aplicação.
  4. Trabalho colaborativo que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa e de pesquisa de informação.

A avaliação decorre de três modalidades.

Tarefas realizadas no decurso do processo de ensino e aprendizagem nas aulas e participação individual.

Trabalho final realizado, com o objetivo de produzir um recurso educativo e Resumo crítico de um artigo.

Bibliografia principal

Dias, M. (2013). O papel do software educativo na aprendizagem da matemática. Um estudo de caso no 1º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Tecnologia Educativa. Universidade dos Açores

DIÉGUEZ, e BARRIO, (1995), Tecnología Ed.Nuevas tecnologías apl.a la educación. Alcoy, Marfil.

HERREROSInf.Audiovisual: Concepto, Téc., Expresión y Aplicaciones. Madrid, Ed. Sintesis.

OLIVEIRA, ; et al(1997), A Integração dos Media nas Práticas Ed.,ME.

ROCHA, MANUEL, A Integração das Tecnologias de Inf. e Comunicação na Educação,U. A

ROCHA – TRINDADE,(1990). Int.à Comunicação Ed.,, U Aberta.

AMANTE, Lúcia, 2007. As TIC na Escola e no Jardim de Infância: (…)revista de ciências da ed. nº 3 – mai/ago 2007.

LARA, Tíscar, 2005. Blogs para educar. (…) una pedagogía constructivista. Telos, nº 65, Oc.-Dic.2005.

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